Artigos/Curiosidades

34 BISPOS CHILENOS SE DEMITEM..TUDO PARA SALVAR A IMAGEM MANCHADA DE FRANCISCO

Paramentos Litúrgicos

Como ele mesmo reconheceu no vôo de regresso de sua viagem ao Chile, o caso estava muito bem estudado. Não podemos esquecer que, a propósito, a auto-demissão de Marie Collins, uma respeitada defensora dos menores abusados sexualmente por clérigos, foi motivada justamente pela cumplicidade de Francisco com este caso.

Francisco não contava, porém, com a revolta das vítimas e da imprensa, que gerou o primeiro grande desgaste do seu pontificado. Acostumado com a bajulação midiática, ele não suportou a flagrante relativização moral de sua pessoa.

Os bispos chilenos, hoje, apresentaram em bloco as suas renúncias ao Papa argentino, numa evidente tentativa de salvarem a sua reputação. No absolutismo de Francisco, a idolatria à sua pessoa chega a extremos deste nível. Embora tenha reconhecido que cometeu erros graves, não admite o déficit de sua popularidade.

É óbvio que o episcopado do Chile não irá ser imediatamente substituído. É evidente que isso tudo é apenas uma jogada de mídia: Francisco irá, provavelmente, apenas remover os quatro bispos que foram colegas de Karadima e subiram ao episcopado de modo muito rápido na época e, talvez, o cardeal de Santiago, D. Ricardo Ezzati Andrello, que o defendeu publicamente.

O episódio, porém, é muito pedagógico para a Igreja. Que os bispos não se enganem: se o assunto for salvar-se, Francisco não duvidará em condená-los à morte. Quando já não há dogmas, nem moral, nem liturgia, há apenas a vontade do soberano.

Anos atrás, profetizava D. Józef Michalik, presidente da Conferência Episcopal Polonesa, “o Papa Francisco é uma arma dos inimigos da Igreja. ‘Com o Papa se combate hoje na Polônia contra os bispos: Papa Francisco bom, bispos maus; papa Francisco sim, bispos e Igreja na Polônia não”.

Essas palavras se cumpriram ao pé da letra hoje. Nada de sinodalidade! É apenas o poder soberano e ditatorial do primeiro papa jesuíta: pela primeira vez na história, uma conferência episcopal inteira se demite.

Papa Francisco, por que não aproveita a ocasião para também renunciar? Onde é que está a tua sinodalidade?

 

(Por Fratesinunum)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo