Últimas Notícias

Bispos dos Estados Unidos apoiam proposta de Obama para limitar difusão de armas

Paramentos Litúrgicos

O Presidente da Comissão de Justiça e Desenvolvimento Humano da Conferência Episcopal dos Estados Unidos, Dom Thomas G. Wenski afirmou que "por muito tempo, os bispos dos EUA pediram políticas razoáveis para contribuir na redução da violência armada".

As declarações foram publicadas depois que o presidente Barack Obama anunciou medidas para regulamentar a venda de armas de fogo, recordando o triste recorde do país de 30 000 mortes acidentais por ano, superior a qualquer outra nação no mundo. Ele também lembrou os dramas familiares registados e destacou que a legislação deve exigir que as armas tenham novos mecanismos de segurança, por exemplo, senha ou impressão digital como os tablets.

Concluindo o discurso, Obama visivelmente emocionado evocou o tiroteio de dezembro de 2012 na escola Sandy Hook de Newton, onde 20 crianças e 6 mulheres foram mortas.

Em comunicado publicado no site dos bispos dos Estados Unidos, o arcebispo de Miami afirma: "A violência em nossa sociedade é uma questão complexa, com muitas facetas e muitas formas". E enquanto “não há medidas que elimine todos os atos de violência envolvendo armas de fogo, damos as boas-vindas aos esforços destinados a salvar vidas e tornar as comunidades mais seguras”.

"Esperamos – conclui dom Thomas Wenski – que o Congresso se ocupe desta questão de forma mais concreta, levando em consideração todos os aspectos envolvidos".

“Além da sensata regulamentação", o arcebispo espera que as negociações incluam o fortalecimento de serviços sociais para pessoas com doenças mentais.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo