Últimas Notícias

CAMPANHA CONTRA VIOLAÇÃO DE LEIS: Grupo é formado na Europa contra eutanásia e suicídio assistido

Paramentos Litúrgicos
Uma Coalizão para a Prevenção da Eutanásia na Europa (EPC-E) foi apresentada em Bruxelas. A organização reune instituições e pessoas de todo o continente para inicar uma campanha contra violação de leis que protegem os direitos de idosos, pessoas com necessidades especiais, vuneráreis e pobres.

Uma das medidas é atuar frente as políticas favoráreis à eutanásia e ao suicídio assistido nos paises membros da União Europeia. O coordenador do EPC-E, Dr° Kevin Fitzpatrick, recodou durante a apresnetação que o "Reino Unido, França e Alemanha estão considerando atualmente a legalização da eutanásia" e salientou que em lugarem onde as leis foram favoráveis aos procedimentos o que mais foram atingidos foram os idosos, como na Bélgica e na Holanda.

Um dos casos que o EPC-E vai se dedicar a estudar é o ocorrido na Bélgica com os irmãos gêmeos e surdos Marcos e Eddy Verbessem, 45 anos, que sofreram procedimentos médicos de abreviação da vida realizados pelo Estado belga, juntamente com outros casos que charam a atenção da organização.

Dr° Fitzpatrick considera "a falta de assistência social adequada na Bélgica, bem como erros médicos, fazer doentes terminais não ficar outra opção, sofrer consequências fatais". Outra preocupação ressaltada pela organização europeia é que  a Bélgica tem o interesse de estender a eutanásia para crianças, destacando que segundo o procedimento vem sendo realizado em alguns hospitais em Bruxelas.

Na Holanda a situação é bem mais grave onde os recém-nascidos com deficiência estão passando pelo procedimentos de autanásia com base no "Protocolo de Groningen", considerando por razões de sofrimentos futuros do bêbe ou dos pais. Há a possibilidade de expandir também aos holandeses a eutanásia para pessoas com deficiência mental, explica Fitzpatrick.

A Coalizão para a Prevenção da Eutanásia deixar bem claro seus objetivos: oposição a legalização da eutanásia e ao suicídio assistido trabalhando para dever a aprovação de leis que os permitam; promover a melhor atenção e apoio as pessoas vulneráveis e enfermas, idosos ou com deficiência; afirmação da vida ajudando as pessoas a encontrar significado, propósito e esperança nos momentos de sofrimento e desespero.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo