Últimas Notícias

Santa Sé e Itália comemoram aniversário dos Pactos de Latrão

Paramentos Litúrgicos

 

No próximo dia 18 as maiores autoridades do governo da Itália e da Santa Sé estarão reunidas para comemorar os 81 anos da assinatura dos Pactos de Latrão e os 26 anos do acordo que acrescentou modificações ao texto original.

Ambos tratados versam sobre a relação entre os dois países. Assinado em 11 de fevereiro de 1929, o documento também conhecido como Concordata Lateranense teve como ponto principal a criação do Estado da Cidade do Vaticano e seu reconhecimento perante a Itália. 

O acordo foi um passo importante para a Santa Sé, que passava por crises e conflitos desde os anos 1870. Nesta época, tropas do recém-unificado reino da Itália entraram em Roma e incorporaram as terras que pertenciam à Igreja desde o século VIII. 

A partir dos Pactos de Latrão, o Vaticano tornou-se um Estado soberano, neutro e inviolável sob a autoridade do papa. O documento também estabeleceu outras normas bilaterais, como efeitos civis ao casamento religioso e o reconhecimento do catolicismo como religião oficial da Itália. 

De sua parte, a Santa Sé foi obrigada a reconhecer Roma como capital do país europeu e renunciou aos territórios que possuía desde a Idade Média. Em fevereiro de 1984, alguns termos do pacto inicial foram modificados, mas a base permaneceu a mesma. 

Segundo um comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores italiano, a solenidade em comemoração à Concordata Lateranense e ao acordo de modificações ocorrerá no Palácio Borromeu, sede da Embaixada da Itália junto à Santa Sé, a partir das 16h (13h no horário de Brasília). (ANSA)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo