Santuario D’ Oropa – Biella – Italia
Associação Madre Cabrini
Provincia di Biella
Provincia di Roma
Catolicismo Romano
Chiesa Cattolica Italiana
CATECISMO DA MISSA - GLOSSÁRIO PDF Imprimir E-mail

 

Glossário

LITURGIA:
palavra grega composta de leiton, que significa público, e de ergon, que significa obra ou ato público, o que em português chamamos de serviço divino. Os livros que contêm o modo de celebrar os santos mistérios denominam-se liturgias.

Litúrgico:
que pertence ou se refere às liturgias.

Liturgistas:
escritores ouestudiosos de liturgia.

RITO:
em latim ritus, significa um uso ou uma cerimônia que segue uma ordem determinada. Diz-se também rite ou recte para indicar o que está bem feito, com ordem, segundo o costume. Assim se diz rito romano ou milanês conforme prescrito em Roma ou Milão.

Ritual
: livro que prescreve o modo de administrar os sacramentos.

RITO MOÇÁRABE:
rito utilizado nas igrejas de Espanha desde o início do século VIII até o final do século XI. A palavra moçárabe se refere aos espanhóis que subsistiram ao domínio dos árabes quando estes se apoderaram da Espanha em 712, e significa árabes externos, diferenciando-os dos de origem árabe. Este rito chamava-se normalmente de rito gótico, por ter sido seguido pelos godos cristianizados.

SACRAMENTAL:
livro que continha as orações e as palavras que os bispos ou sacerdotes recitavam quando celebravam a Missa ou administravam os sacramentos. Posteriormente o específico dos bispos denominou-se pontifical, enquanto que o dos sacerdotes passou a ser sacerdotal, ritual ou manual.

MISSAL:
livro que contem tudo o que se diz na Missa no decorrer do ano.

ANTIFONÁRIO:
assim era chamado o livro que continha tudo o que se devia cantar no coro durante a Missa devido aos intróitos que tinham por título Antiphona ad introitum; mas há tempo se utiliza esse termo para indicar o livro que contem as antífonas das matinas, laudes e demais horas canônicas.

ORDO ROMANO:
livro que continha a maneira de celebrar as missas e os ofícios dos principais dias do ano, em especial os dos 4 dias da Semana Santa e da oitava da Páscoa. Este ORDO posteriormente foi aumentado e denominado cerimonial.

ORDINÁRIO:
assim é chamado há 600 anos o livro que determina o que se diz e se faz, cada dia, no altar e no coro.

ORDINÁRIO DA MISSA:
reúne o que se diz na Missa comum, para distingui-lo do que é próprio para as festas e demais dias do ano.

MICRÓLOGO:
palavra grega, composta de microse de logos; significa breve discurso. Um escritor do século XI compôs um tratado sobre a Missa e demais ofícios litúrgicos com este título: Micrologos de ecclesiasticis observationibus, e como se ignora quem seja ele, diz-se o nome Micrólogo ou o Micrólogo. Sabe-se que ele foi contemporâneo do papa Gregório VII; mas o tratado foi escrito após a morte deste Pontífice, motivo pelo qual a obra é colocada no ano 1090.
 
< Anterior   Próximo >
Copyright © 2010 Catolicismo Romano | Powered by UNOPress