Provincia di Roma
Associação Madre Cabrini
Catolicismo Romano
Chiesa Cattolica Italiana
Provincia di Biella
Santuario D’ Oropa – Biella – Italia
DEUS E A SANTÍSSIMA TRINDADE PDF Imprimir E-mail

A Igreja Católica, como parte do Cristianismo, acredita obviamente no monoteísmo, que é a crença na existência de um único Deus.

Ele é o Criador de todas as coisas e consegue intervir na História da sua própria Criação, bem como perdoar e salvar a humanidade, por isso alguns dos atributos divinos mais importantes são a omnipotência, a omnipresença e omnisciência.

 

Além destes atributos, Deus também é fortemente referido ao longo do Novo Testamento como sendo a própria Verdade e o próprio Amor: Deus ama e quer salvar todas as pessoas e estas podem estabelecer uma relação pessoal e filial com ele através da oração.

Mas, os católicos acreditam também no mistério da Santíssima Trindade, isto é, que Deus é um ser uno mas simultaneamente trino, constituído por três pessoas indivisíveis: o Pai, o Filho e o Espírito Santo, que se estabelecem entre si uma comunhão perfeita de amor. Para a Igreja, este dogma, que é uma das suas verdades centrais, não viola o monoteísmo.

Estas 3 Pessoas eternas, apesar de possuirem a mesma natureza, "são realmente distintas, pelas relações que as referenciam umas às outras: o Pai gera o Filho, o Filho é gerado pelo Pai, o Espírito Santo procede do Pai e do Filho".

 
< Anterior   Próximo >
Copyright © 2010 Catolicismo Romano | Powered by UNOPress