Provincia di Roma
Associação Madre Cabrini
Santuario D’ Oropa – Biella – Italia
Provincia di Biella
Catolicismo Romano
Chiesa Cattolica Italiana
UNÇÃO DOS ENFERMOS - SACRAMENTO DE CURA PDF Imprimir E-mail

Unção dos EnfermosÉ o sacramento de cura. Tanto o bispo como o sacerdote ungem o doente com o óleo sagrado pelo bispo e pêlos sacerdotes na Semana Santa, a fim de que ele se cure, tenha seus pecados perdoados, e tenha paciência e paz suficientes para suportar a doença quando não acontece a cura.

De fato, a enfermidade tanto pode levar a pessoa à angústia, a fechar-se sobre si mesma, e às vezes até ao desespero e à revolta contra Deus, como pode tornar a pessoa mais madura, ajudá-la a discernir em sua vida o que não é essencial, para voltar-se àquilo que é essencial. Não raro, a doença provoca uma busca de Deus, um retorno a ele.


Na Bíblia, vemos muitas vezes a cura dos enfermos, tanto no Antigo como no Novo Testamento. ]esus mandava que os apóstolos curassem os enfermos (Mc 6,12-13; Mc 16,17-18; Mt 10,8). Entretanto, é em Tg 5,14-1 5 que a Igreja conhece um rito próprio em favor dos doentes. Diz São Tiago: "Alguém de vós está doente? Mande chamar os presbíteros da Igreja para que orem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor. A oração da fé salvará o doente e o Senhor o porá de pé; e se tiver cometido pecados, estes lhe serão perdoados".

A graça especial do sacramento da Unção dos Enfermos tem como efeitos: a união do doente com a paixão de Cristo, para seu bem e o bem de toda a Igreja; o reconforto, a paz e a coragem para suportar cristãmente os sofrimentos da doença ou da velhice; o perdão dos pecados, se o doente não puder obtê-lo pelo sacramento da Penitência; o restabelecimento da saúde, se isso convier à salvação espiritual; a preparação para a passagem à vida eterna.

 
< Anterior   Próximo >
Copyright © 2010 Catolicismo Romano | Powered by UNOPress