Associação Madre Cabrini
Catolicismo Romano
Santuario D’ Oropa – Biella – Italia
Chiesa Cattolica Italiana
Provincia di Roma
Provincia di Biella
SANTA MADALENA DE CANOSSA - 10 DE ABRIL PDF Imprimir E-mail

Santa Madalena de Canossa - 10 de abril

 

Fundou a Congregação Filhas da Caridade.

 

Fundadora do Instituto das filhas e filhos Canossianos (serva dos pobres), nasceu Madalena Gabriela Canossa, em Verona, Itália no dia 1 de Março de 1774,faleceu numa sexta-feira de Paixão em Verona mais precisamente no dia 10 de Abril de 1835, o qual foi determinado dia para culto litúrgico por S.S.João Paulo II.

 

De família nobre e rica, atraída por Deus deixou a casa paterna. Empenhada na caridade para com o povo fundou o seu Instituto (1808) dedicando-se à Educação, à Evangelização e à Assistências aos doentes em especial aos pobres e entre esses aos mais necessitados. “Deus só e Jesus Crucificado” é o ideal de Madalena de Canossa.

 

“A oração é o exercício no qual a alma se dispõe e se inflama para Amar Jesus Crucificado e para o imitar em sua disponibilidade ao PAI”(SMC).

 

O seu grande amor por Nossa Senhora das Dores leva a considera-la Advogada e Mãe do Instituto. “A Caridade é um fogo sempre a propagar-se cada vez mais, procurando tudo atingir” (regras de SMC pag233), “Façam Conhecer Jesus Cristo” Ele não é Amado porque não é Conhecido” (SMC) são as palavras chaves que ela deixa de herança às Filhas e Filhos da sua Congregação que se encontram espalhados pelo mundo.

 

Beatificada por Pio XII em 7-12-1941 é Canonizada por João Paulo II em 2-10-1988 na Praça de S.Pedro.

 

A Família Canossiana celebra em 8 de Maio o dia dedicado à Fundadora do Instituto e em 15 de Setembro dia dedicado a NªSª das Dores a padroeira do Instituto.

 

Fontes deste estudo, deste conhecimento, desta aprendizagem e deste amor por Santa Madalena de Canossa foram o livro “memórias” de Elda Pollonara da FdCC, bem como o site da família Canossiana, www.fdcc.org que recomendo bem como o site do Vaticano.

 

Oração:

Ó Deus de imensa caridade, sede benigno para conosco. Ensinai-nos a pedir o que for útil para a nossa vida e confortai-nos nas presentes necessidades. Interceda por nós a /santa Madalena de Canossa, que por amor a Cristo Crucificado e a Nossa Senhora das Dores, deixou as riquezas da casa paterna e assumiu o humilde serviço aos pobres e aos sofredores, membros vivos de Cristo Jesus.Amém 


 
< Anterior   Próximo >
Copyright © 2010 Catolicismo Romano | Powered by UNOPress