Chiesa Cattolica Italiana
Associação Madre Cabrini
Catolicismo Romano
Provincia di Roma
Provincia di Biella
Santuario D’ Oropa – Biella – Italia
IGREJA NOSSA SENHORA DA SAÚDE - FREIS AGOSTINIANOS RECOLETAS - SÃO PAULO PDF Imprimir E-mail

Igreja Nossa Senhora da SaúdeOs padres agostinianos recoletos chegaram em São Paulo e foram encarregados pelo arcebispo Dom Duarte Leopoldo e Silva de realizar um trabalho missionário na Capela de Nossa Senhora da Saúde.

No ano seguinte, Frei Casto Delgado foi nomeado pelo arcebispo como o primeiro pároco. Em 1918 nossa cidade foi atingida por uma grande epidemia de gripe ( também conhecida como gripe espanhola ) e nossos padres agostinianos prestaram um grande serviço a esta comunidade, levando conforto espiritual e material aos doentes.

Também nossos padres ficaram doentes e a capela permaneceu fechada por diversos dias, e graças a ação de uma família de paroquianos nossos padres foram atendidos em suas necessidades.

Assim a paróquia cresceu em número e em atividades pastorais. Os padres agostinianos também prestavam assistência na região de Santo Amaro. Em 1922 Dom Duarte administrou o SACRAMENTO do Crisma para 1280 pessoas e como a capela não tinha condições de acomodar tantas pessoas e diante deste problema surgiu a idéia de construir uma nova Igreja.

Em 1928 foi iniciada a construção da nova igreja que teve como projetista o arquiteto Luiz Gaudêncio Rossi. Durante sete anos 15 pedreiros trabalharam na construção da igreja que tem 65 metros de comprimento por 16 de largura.

A nova igreja matriz começou a se tornar realidade em 7 de dezembro de 1935, e embora inacabada foi inaugurada solenemente pelo bispo auxiliar Dom José Gaspar Alfonseca e Silva.

Coube ao pároco Pedro Álvares de Santa Teresa dar continuidade a construção do interior da igreja, cuidou da escadaria do altar, da pintura interna, feita pelo artista espanhol Emílio Sola, da colocação dos 22 anjos nas colunas e também da pintura deles por Hetore Moretti.

A torre é uma das mais belas da cidade e foi construída entre 1943 e 1949. A rica e artística Igreja de Nossa Senhora da Saúde é motivo de muita satisfação e alegria para seus paroquianos e é considerada uma das mais belas e expressivas Igrejas de nossa cidade

A partir de 1942 foi iniciado o processo de decoração interna da Igreja dando-se atenção especial aos altares do Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora da Consolação ( padroeira da Ordem Agostiniana Recoleta ), erguidos em mármore por Domingos Severino.

Por iniciativa do Frei Pedro foram revestidas as colunas e parte das paredes internas com mármore e a instalação das imagens de São Pedro e São Paulo sobre as portas de entrada das sacristias e a construção dos púlpitos. Outra grande obra também realizada por este pároco foi a construção da torre de 70 metros de altura com desenhos de Alboni e cálculos do engenheiro Marino Parolari.

Rua Domingos de Moraes, 2387 - Metro Santa Cruz - Vila Mariana - São Paulo - Cep 04035-000
Fone (11) 5579-3638 / 5571-1164 Fax (11) 5571 - 2438

 
< Anterior   Próximo >
Copyright © 2010 Catolicismo Romano | Powered by UNOPress