Santuario D’ Oropa – Biella – Italia
Chiesa Cattolica Italiana
Provincia di Biella
Catolicismo Romano
Associação Madre Cabrini
Provincia di Roma
MUSEU DE ARTE SACRA - BAHIA PDF Imprimir E-mail

Museu de Arte Sacra da BahiaO Museu de Arte Sacra da Universidade Federal da Bahia, considerado um dos mais importantes museus de arte sacra da América Latina, abriga na sua coleção peças procedentes de várias Igrejas e Irmandades Religiosas de todo o Estado, além de coleções particulares. Instalado no antigo Convento de Santa Teresa, seu acervo é composto por peças do século XVI ao XX, dividido em categorias como: imaginária, marfim, pintura, ourivesaria, mobiliário, têxteis, cerâmica, gravura e desenho.

 

Do acervo de imaginária, onze peças foram selecionadas para ilustrar a pesquisa “Padrões e cromatismos na policromia da escultura sacra católica em Salvador” desenvolvida pela mestranda Cláudia Guanais. Esta seleção não se deu por acaso: as onze peças possuem uma complexa e variada policromia, onde demonstram domínio técnico e estético dos artistas, destacando-se pelo tratamento esmerado dos arranjos florais, rendas e rocalhas.

 

Como exemplo desta policromia, podemos citar a imagem de Santa Teresa, localizada no altar mor da Igreja, que possui uma interessante pintura imitando uma renda, bastante similar ao tratamento realizado na pala das vestes da imagem de Nossa Senhora das Mercês, situada na capela lateral da Igreja.

 

Integrando também o acervo do Museu de Arte Sacra, a imagem do Menino Jesus do Monte, produzida por religiosas do Recolhimento de Nossa Senhora dos Humildes, é tema da pesquisa “Menino Jesus do Monte – Arte e Religiosidade na Cidade de Santo Amaro da Purificação no século XIX”, desenvolvida pela mestranda Edjane Rodrigues.


Caracterizada por ser uma produção tipicamente feminina, essa representação esteve presente no interior dos conventos e recolhimentos baianos, especialmente no século XIX, período em que a devoção ao Jesus Infante surgiu com maior fervor. O luxo e o bom gosto estão presentes nesse belíssimo trabalho, confeccionado pelas recolhidas, que se destaca pela variedade de elementos utilizados na sua composição.

 

A representação do Menino Jesus do Monte apresenta sempre a figura do Menino sobre um monte, que geralmente encontra-se decorado com uma infinidade de elementos representativos da fauna e flora da região, numa mistura de símbolos que inclui carneirinhos, porcelanas, conchas, papel dourado, penas e até asas de besouro encontradas na cidade de Santo Amaro. Jesus aparece como criança, de pé, braços levantados à frente. Com uma das mãos faz o gesto de abençoar e com a outra segura um cajado, buquê de flores ou penca de amuletos.


Além de apresentar a produção feminina daquele período, a pesquisa pretende destacar valores e comportamentos dentro de um contexto sócio-cultural encontrado na Bahia oitocentista.

 

Museu de Arte Sacra está situado à Rua do Sodré, 276 – Centro e está aberto à visitação de segunda a sexta, das 11:30 às 17:30h.

 
< Anterior   Próximo >
Copyright © 2010 Catolicismo Romano | Powered by UNOPress