Provincia di Roma
Chiesa Cattolica Italiana
Provincia di Biella
Santuario D’ Oropa – Biella – Italia
MISSA EM ITALIANO E ESPANHOL NA IGREJA NOSSA SENHORA DA PAZ EM SP PDF Imprimir E-mail

Desde os anos 80, a Paróquia Nossa Senhora da Paz realiza missas em italiano – hoje, as missas acontecem todo primeiro domingo de cada mês. “Estas missas começaram nos anos 80, quando a região do Glicério, Brás e Bexiga, que são próximas, eram redutos dos imigrantes vindos da Itália”, afirma Giuseppe Bortolato, pároco da igreja.

“Depois vieram também pessoas de diversos países da América Latina, especialmente Paraguai, Bolívia, Chile e Peru e aí veio a necessidade de atender a estas pessoas. Então passamos a dedicar os últimos domingos a eles, celebrando a missa em espanhol”, diz.

O pároco – italiano de Veneza que está no Brasil há 33 anos – explica que as missas nos idiomas originais destas pessoas são importantes para que elas mantenham contato com suas raízes. “Além de participar das missas, as pessoas podem ser batizadas e casar em celebrações realizadas em seus idiomas originais, e participar de alguns festejos típicos de seus países”, complementa ele.

Os fiéis também podem cultuar seus santos e padroeiros. A igreja tem, por exemplo, imagens e afrescos dedicados a santos importantes na Itália, como São Franciso de Assis e Santa Catarina de Sena. Há ainda capelas para a Virgem de Carmen (padroeira do Chile), Virgem de Caacupe (Paraguai), Senhora dos Milagres e Santos do Peru e Virgem de Copacabana (Bolívia).

O trabalho da paróquia não fica só no lado religioso. São oferecidos serviços como assistência social, jurídica, econômica e psicológica, de acordo com a necessidade das pessoas. Tudo, é claro, totalmente gratuito. 

Igreja Nossa Senhora da Paz
Missas em italiano: todo primeiro domingo do mês, às 11h
Missas em espanhol: todo último domingo do mês, às 12h
As demais missas são celebradas em português
Rua do Glicério, 225
Tel.: (11) 3209-5388 e 3207-7709

 
< Anterior   Seguinte >
Copyright © 2010 Catolicismo Romano | Powered by Redação 24 Horas