Chiesa Cattolica Italiana
Santuario D’ Oropa – Biella – Italia
Catolicismo Romano
Provincia di Biella
Provincia di Roma
Associação Madre Cabrini
SANTA MARIA MAZZARELO - 14 DE MAIO PDF Imprimir E-mail

Filha de Giuseppe e Madalena Mazzarello. Mais velha de 10 filhos em a família de montanheses, sete filhos sobreviveram e Maria aprendeu as lições de uma típica irmã mais velha.Trabalhou no campo. Membro da Piedosa União de Maria Imaculada.

Era assistente em sua paróquia e ensinava o catecismo para crianças e ajudava os doentes. Quase morreu de tifo com a idade de 23 anos, e embora ela sobrevivesse, nunca recuperou novamente a totalidade de suas forças. Ela e sua amiga Petronilla começaram a trabalhar como costureiras.

Elas descobriram um interesse em trabalhar com as jovens e fundaram uma escola de corte e costura para jovens que logo se tornou uma escola normal.Todos os  Domingo elas ofereciam as  jovens da cidade, estudantes ou não uma oportunidade de virem à escola para jogos e orações. Em 1864, Dom Bosco visitou Mornese esperando encontrar uma escola para rapazes mas ele se interessou muito pelo trabalho de Petronilla e Maria Dominica com as jovens, muito parecido com o que ele fazia  com os jovens. Em 1864  já  havia 15 irmãs recebendo o hábito sob a liderança de Maria Dominica. 

Embora sem uma educação formal, Maria era uma líder nata. As irmãs  usaram o modelo de João Bosco para ensinar coragem, caridade e alegria. Em 1872, Dom Bosco recebeu permissão do Papa Pio IX para fundar canonicamente a Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora. Em 1874 Maria Dominica foi eleita Superiora Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, popularmente conhecida como  Irmãs Salesianas, com a casa matriz em Nizza, Monferrato.

A Congregação cresceu rapidamente. Em 1876 ela enviou 6 freiras para  fundar uma casa na Argentina para onde vários italianos haviam emigrado. Por volta de 1900 havia 800 fundações em existência e as atividades expandiam para caridade e o ensino superior. Hoje a Congregação tem cerca de 1400 casas em 54 paises e é a segunda Ordem feminina  no mundo.  

Em 1881 ela retornou de Marselha devido à doença. João Bosco encontrou-se com ela e a confortou. Em 27 de abril ela recebeu os últimos sacramentos e disse: "agora já asssinei meu passaporte e estou pronta para ir". Ela faleceu logo depois, em 14 de maio em Nizza, Monferrato com apenas 4 anos. 

 

Quando ela faleceu a Congregação já tinha 139 irmãs, 50 noviças em 27 casas, sendo 18 na Itália, 3 na França, 6 na America do Sul, cuidando de 5000 jovens. Seu corpo está em um lindo santuário ao lado de São João Bosco em Turim, Itália. Foi beatificada em  1938 pelo Papa Pio XI e canonizada em 1951 pelo Papa Pio XII.

Sua festa é celebrada no dia 14 de maio.

 
< Anterior   Próximo >
Copyright © 2010 Catolicismo Romano | Powered by UNOPress