Últimas Notícias

Dezesseis fiéis privilegiados de Aparecida ficarão bem perto do Papa Francisco

Paramentos Litúrgicos

“Quase caí das pernas". Foi essa a expressão usada por Edson Ambrósio, de 57 anos, quando recebeu a notícia de que ele e a família iriam participar e entregar nas mãos do Papa Francisco oferendas durante a celebração que o pontífice argentino fará na próxima quarta-feira (24) em Aparecida.

 

Além de Edson, outros 15 fiéis também terão a oportunidade de ficar bem perto do Papa Francisco durante a missa no Santuário Nacional. De acordo com o arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno, os participantes foram selecionados pelo envolvimento que tem com a Igreja.“Esses fiéis estão sempre conosco e os escolhemos presentear com essa oportunidade única", explicou ao G1. Antes da oferenda, o grupo ficará em um lugar reservado para acompanhar a missa.

A entrada à missa será restrita a 12 mil fiéis que serão selecionados por ordem de chegada e terão que passar por detectores de metais. Autoridades e religiosos irão compor um grupo de três mil pessoas que também participarão da missa. Os 16 fiéis que participarão da missa terão um lugar reservado bem próximo do altar, de onde irão acompanhar a celebração.

Na casa de Edson Ambrósio e Maria José da Silva Ribeiro, a expectativa pela oportunidade de ficar perto do Papa Francisco é grande. O casal, uma filha, o genro e dois netos foram selecionados pela Arquidiocese de Aparecida para participar do ofertório na celebração. Eles devem entrar com as oferendas a Deus, como vinho e pão, e entregá-las nas mãos do pontífice.

“É uma emoção muito grande, a gente não imaginava participar e ficar assim tão de perto do Papa”, explicou Edson.

A missa também é aguardada com muita ansiedade por Paulo Teodoro, de 28 anos, que estará entre os fiéis que verão de perto a celebração do Papa Francisco. Ele e um grupo de jovens voluntários participarão da missa carregando uma cruz – que será um marco do evento com jovens no Santuário – que será abençoada pelo pontífice.

“Eu espero que possa chegar bem próximo, a ponto de poder tocá-lo. É um valor imensurável participar, de estar bem perto do representante maior de Deus na terra. A gente pensa em muitas palavras (para dizer), mas iria pedir orações e forças para seguir nesse mundo sob os dogmas cristãos. Sei que seria algo rápido, mas profundo e significativo”, afirmou ele, que também esteve presente na visita do Papa Bento XVI, mas não com a oportunidade de ficar tão perto do então pontífice.

Segundo o Santuário Nacional, todos os fiéis que forem a Aparecida terão oportunidades para ficar próximo ao Papa Francisco. Segundo ele, os fiéis poderão ficar próximos do pontífice durante a missa, durante a aparição do pontífice na tribuna Bento XVI ou ainda nos deslocamentos feitos por ele no papamóvel.

A missa do Papa Francisco está prevista para começar às 10h30 e será celebrada em português. A entrada na basílica acontecerá a partir das 5h30 por três entradas (portais leste, oeste e norte). Segundo o Santuário, os fiéis que não conseguirem entrar no interior do santuário poderão acompanhar a missa por telões que serão instalados no pátio da basílica. A celebração será realizada em português e terá uma 1h30 de duração. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo