Discussão

É verdade que todas as religiões são boas? O que respondemos nós cristãos e católicos?

Paramentos Litúrgicos

Santa Missa na Igreja CatólicaRecebemos frequentemente uma questão que é a seguinte: é verdade que todas as religiões são boas? Bem, todos aqueles que respiram o clima do século XXI responderão sim, todas as religiões são boas porque nelas todos os homens tentam buscar com boa vontade um caminho de salvação. Será realmente?

Outros diriam: bem, sendo nós absolutamente livres, cada um de nós é também livre em buscar um caminho que o conduza a Deus.

Que respondemos nós cristãos e católicos? É verdade, os caminhos para os homens de boa vontade podem conduzir a Deus. Se a verdade não se tivesse encarnado nós poderíamos continuar a dizer que muitos caminhos diversificados conduzem à verdade, que não existe uma única estrada que vá na sua direção, que existem diversas maneiras de se aproximar dela. Mas acontece que a própria verdade se revelou neste mundo, em Jesus de Nazaré, como a única via. E então nós não podemos dizer mais que todas as religiões são iguais e todas conduzem ao mesmo lugar.

Nós devemos, com humildade dizer, que sendo a verdade plenamente encarnada em Cristo Jesus, o único caminho que nos leva ao Pai é o caminho que passa por Ele através de Sua Igreja, que nós afirmamos no Credo apostólico, é una, santa, católica e apostólica. Una porque a Igreja de Roma, que preside na caridade, une as demais igrejas católicas particulares. Santa, atenção, santa mas não igreja de santos; santa porque a cabeça, Jesus Cristo, é santo; porque é o espírito de Cristo é santo, porque somos chamados à santidade apesar de nossos imensos e inumeráveis pecados. Una, santa, católica, isto é, universal; encontra-se em toda parte. E apostólica porque provém dos apóstolos. Mas esta é a única estrada que conduz a Deus porque o próprio Deus se fez caminho e se transformou neste caminho que nos é, através dela, manifestado. Isto não significa que outras pessoas, de outras religiões não cristãs não possam chegar à salvação; este é outro problema, esta é outra questão. Mas a única igreja de Jesus Cristo, em plenitude, encontra-se apena na igreja católica.

Não podemos pretender que todos façam essa profissão de fé porque, caso contrario, seriam todos católicos; mas também não podemos imaginar ou supor que um católico coloque isto em dúvida.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo