Últimas Notícias

Francisco se despede de Bento XVI, que passará alguns dias em Castel Gandolfo

Paramentos Litúrgicos

Na manhã desta terça-feira, o Papa Francisco tomou a iniciativa de saudar Bento XVI, que foi para Castel Gandolfo passar duas semanas de férias. A conversa entre os dois durou meia hora, informou padre Federico Lombardi, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.

No ano passado, o Santo Padre Francisco convidou o Papa emérito para passar o período estivo na residência papal desta cidade perto de Roma, mas o convite não tinha sido aceito até agora.

No dia 3 de julho, em Castel Gandolfo, Joseph Ratzinger receberá o título de Doutor Honoris Causa da Pontifícia Universidade João Paulo II e da Academia de Música de Cracóvia. A notícia foi confirmada pelo arcebispo da cidade polonesa, Cardeal Stanislaw Dziwisz.

O Papa Emérito enviou uma carta ao reitor da universidade aceitando o prêmio, especialmente no caso de uma instituição e uma cidade tão ligada a seu querido amigo Karol Wojtyla.

Por sua parte, a Academia de Música de Cracóvia explica a decisão afirmando que Bento XVI é um modelo de comportamento moral e civil, com dimensões religiosas e humanistas profundas. Em particular, destaca o amor e a atenção de Joseph Ratzinger pela música sacra e seu papel na liturgia.

Depois de sua renúncia ao pontificado, o Papa Emérito começou uma vida retirada de oração no Mater Ecclesiae, um ex-convento de clausura localizado dentro do Estado do Vaticano, onde vive acompanhado por seu secretário pessoal, Mons. Georg Gaenswein, atualmente Prefeito da Casa Pontifícia.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo