Artigos/Curiosidades

QUAL EXPLICAÇÃO PARA O “DOM DAS LÍNGUAS”?

Paramentos Litúrgicos
 
Pergunta do internauta Jefferson Ribeiro – Campinas – SP:

Gostaria de uma explicação sobre o "dom das línguas" em que os carismáticos e protestantes dizem ter. O dom da língua realmente existe e pode ser um dom para qualquer fiel, ou trata-se de puro charlatinismo?
 
________________________ 

 

 

Resposta:

 

Prefiro responder à pergunta citando o documento intitulado "Orientações Pastorais sobre a Renovação Carismática Católica", pag. 29, nº 62: Orar e falar em línguas: O destinatário da oração em línguas é o próprio Deus, por ser uma atitude da pessoa absorvida em conversa particular com Deus. E o destinatário do falar em línguas é a comunidade. O apóstolo Paulo ensina: "Numa assembléia prefiro dizer cinco palavras com a minha inteligência para instruir também aos outros, a dizer dez mil palavras em línguas" (1Cor 14,19). Como é difícil discernir, na prática, entre inspiração do Espírito Santo e os apelos do animador do grupo reunido, não se incentive a chamada oração em línguas e nunca se fale em línguas sem que haja intérprete. 

O que mais  intriga, é que nunca se soube de  papas, cardeais e bispos que tenham falado línguas estranhas. Eles deveriam ser os primeiros a gozarem deste dom. Muito menos encontramos tal prática na história da vida dos santos. Sabemos sim, que falar línguas sempre foi uma característica das seitas de cunho pentecostal.  São Paulo trata do dom das línguas em 1Cor. 14.

Uma nota explicativa de uma edição da Bíblia editada pela Ed. Paulinas diz; "Os dons espirituais passarão, quando a Igreja se tiver consolidado". Portanto este dom seria transitório, não sendo mais necessário quando a Igreja se consolidasse como instituição.

Em Atos 2, lemos que os Apóstolos receberam o dons das línguas, mas para serem entendidos em suas pregações pelos diversos povos presentes em Jerusalém. Bem diferente do que acontece atualmente, quando ninguém nada entende. Talvez nem a própria pessoa que fala. 


Equipe Catolicismo Romano

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo