Discussão

Papa Francisco é contra o aborto, casamento de pessoas do mesmo sexo e ordenação de mulheres

Paramentos Litúrgicos

Papa FranciscoEm entrevista concedida a jornalistas no avião de retorno à Itália, após estada no Brasil, o Papa Francisco deixou bem claro o posicionamento da Igreja Católica e suas doutrinas. O pontífice afirmou que é contra o aborto, a união de pessoas do mesmo sexo e a ordenação de mulheres.


JORNALISTA: O sr. falou com os bispos brasileiros sobre a participação das mulheres na igreja. Gostaria de entender melhor como deve ser essa participação. O que sr. pensa sobre a ordenação das mulheres?

PAPA FRANCISCO: Sobre a participação das mulheres na igreja, não se pode limitar a alguns cargos: a catequista, a presidente da Cáritas. Deve ser mais, muito mais. Sobre a ordenação, a igreja já falou e disse que não. João Paulo 2° disse com uma formulação definitiva. Essa porta está fechada. Nossa senhora, Maria, é mais importante que os apóstolos. A mulher na igreja é mais importante que os bispos e os padres. Acredito que falte uma especificação teológica.

JORNALISTA: O mundo mudou, os jovens mudaram. Temos no Brasil muitos jovens, mas o senhor não falou de aborto, sobre a posição do Vaticano em relação ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. No Brasil foram aprovadas leis que ampliam os direitos para estes casamentos em relação ao aborto. Por que o senhor não falou sobre isso?

PAPA FRANCISCO: A igreja já se expressou perfeitamente sobre isso. Eu não queria voltar sobre isso. Não era necessário voltar sobre isso, como também não era necessário falar sobre outros assuntos. Eu também não falei sobre o roubo, sobre a mentira. Para isso, a igreja tem uma doutrina clara. Queria falar de coisas positivas, que abrem caminho aos jovens. Além disso, os jovens sabem perfeitamente qual a posição da igreja.

JORNALISTA: E a do papa?

PAPA FRANCISCO: É a da Igreja, eu sou filho da Igreja.

 

 

 

 

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo