Últimas Notícias

Roma espera um milhão de pessoas para posse do Papa Francisco

Paramentos Litúrgicos

A máquina organizacional para a Missa de inauguração do pontificado do Papa Francisco, que será na próxima terça-feira 19 de março, dia de São José, Patrono da Igreja, já foi acionada.

"São esperadas em Roma mais de um milhão de pessoas e prevemos medidas para acomodar todas elas", disse o prefeito da capital italianaGiuseppe Pecoraro, ao cabo da reunião do Comitê para a Ordem Pública, em vista dos próximos eventos em São Pedro.

"É provável que para o Angelus haverá um afluxo de romanos, enquanto na terça (19) se espera a chegada de fiéis estrangeiros, principalmente vindos da América do Sul", acrescentou Pecoraro. "É por isso que decidimos calibrar as medidas para um número maior de peregrinos".

Como reza a tradição, a "Santa Sé não emite convites, mas estarão presentes muitas delegações de chefes de Estado e de Governo, e todos serão mais do que bem-vindos, inclusive aqueles que não têm relações diplomáticas com a Santa Sé", observou o titular da sala de imprensa vaticana, padre Federico Lombardi. 

O papa Bergoglio, atento à crise e aos bolsos dos fiéis, principalmente dos argentinos que estão do outro lado do mundo em relação a Roma, disse, através do núncio da Argentina, que não há "necessidade de vir" para a missa de inauguração.""A viagem é longa e cara e eles podem usar esse dinheiro para ajudar os pobres'', disse Lombardi no briefing de hoje (15) com os jornalistas, ao revelar o teor do telefonema ao núncio da Argentina.

Para participar da missa, como ocorre em todas as grandes celebrações, a praça de São Pedro será dividida em setores, alguns dos quais serão reservados ao clero e aos representantes institucionais, e outros a doentes e deficientes físicos. "É preciso ter áreas específicas por uma questão de organização, senão tudo se torna uma grande confusão", explicou ainda Lombardi à imprensa. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo