Últimas Notícias

Liturgia Tridentina para este Domingo – 17 de novembro de 2013

Paramentos Litúrgicos
1ª Epístola de São Paulo Apóstolo aos Tessalonicenses 1, 2-10.

Irmãos: Damos sempre graças a Deus por todos vós, pedindo continuamente por vós, nas nossas orações; lembrando-nos, diante de Deus que é nosso Pai, da obra da vossa fé, e do trabalho da vossa caridade, e da constância da vossa esperança em Nosso Senhor Jesus Cristo. Porque sabemos, irmãos amados de Deus, que fostes escolhidos para participar dos benefícios da Redenção; porque o nosso Evangelho não vos foi somente pregado com palavras, mas também com milagres, e (com a efusão) do Espírito Santo, e numa grande plenitude; bem sabeis como nos houvemos entre vós, por amor de vós. E vós vos fizestes imitadores nossos, e do Senhor, recebendo o Evangelho no meio de muita tribulação, com a alegria do Espírito Santo; de tal modo que vos tornastes modelo para todos os crentes, na Macedônia e na Acaia. Com efeito, por vós foi propagada a palavra do Senhor, não só pela Macedônia e pela Acaia, mas a toda a parte chegou a fé que tendes em Deus, de sorte que nós não temos necessidade de dizer coisa alguma. Porque os próprios fiéis publicam de nós qual foi a aceitação que tivemos entre vós, e como vos convertestes dos ídolos a Deus, para servirdes ao Deus vivo e verdadeiro, e esperardes do Céu a seu filho, (a quem Ele ressuscitou dos mortos), Jesus, o qual nos livrou da ira que há de vir.

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 13, 31-35.

Naquele tempo: Contou Jesus à multidão esta parábola: “O reino dos Céus é semelhante a um grão de mostarda, que um homem tomou e semeou no seu campo; o qual é, na verdade, a mais pequena de todas as sementes; mas, depois de ter crescido, é maior que todas as hortaliças, e faz-se arbusto, de sorte que as aves do céu vêm habitar nos seus ramos.” Disse-lhes ainda outra parábola: “O reino dos Céus é semelhante ao fermento que uma mulher toma e mistura em três medidas de farinha, até a massa ficar toda fermentada.” Todas estas coisas disse Jesus ao povo, em parábolas; e não lhes falava senão em parábolas, a fim de que se cumprisse o que estava anunciado pelo Profeta, que diz: “Abrirei em parábolas a minha boca; revelarei coisas que tem estado escondidas desde a criação do mundo”.

Traduções das leituras extraídas do Missal Quotidiano por Pe. Gaspar Lefebvre OSB (beneditino da Abadia de Santo André) – Bruges, Bélgica: Biblica, 1963.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo