Últimas Notícias

Papa Francisco recebe centenas de cartas escritas por crianças e idosos

Paramentos Litúrgicos

Cerca de 3.000 jovens, que participam na 47 ª edição do encontro Univ se reuniram na Praça de São Pedro, na audiência geral, para encontra-se com o Papa Francisco.

O Santo Padre ao final da audiência cumprimentou os alunos participantes do Congresso Internacional Univ promovido pela Prelatura pessoal do Opus Dei. Pouco antes tinha recordado: “amanhã começa o Tríduo Pascal, coração do ano litúrgico. Caros jovens, reflitam no preço de sangue que o Senhor pagou para a nossa salvação”.

Durante a audiência geral, o Papa explicou: "Nesta semana pensamos tanto na dor de Jesus e dizemos a nós mesmos: ‘Isso é por mim. Ainda que eu fosse a única pessoa no mundo, Ele o teria feito. O fez por mim’. E beijamos o Crucifixo e dizemos: ‘Por mim. Obrigado Jesus. Por mim”.

Ao final da audiência, uma delegação de universitários do Forum Univ 2014 entregou ao papa Francisco centenas de cartas escritas por pessoas anciãs e crianças órfãs de todos os cinco continentes. Os jovens, quando voltem para seus países de origem, entregarão aos idosos terços e crucifixos abençoados pelo Papa.

São Josemaria Escrivá, fundador do Opus Dei, dizia aos jovens que as intervenções humanitárias “não poderão nunca substituir a eficácia da relação direta, pessoal, com os outros: com aquele pobre do próprio bairro, com aquele doente que vive a sua dor no grande hospital; ou com aquela outra pessoa que tem necessidade de ter uma conversa amigável, uma amizade cristã para a sua solidão, uma ajuda espiritual que resolve as suas dúvidas e o seu ceticismo”.

Por esta razão, o fundador, desde o início, exortava os jovens a participar em visitas a pessoas necessitadas, para certificar-se de manter "impulsos de justiça e de caridade".

As cartas entregues ao Papa são provenientes destes encontros dos jovens: da Índia, Estados Unidos, Austrália , Canadá, Quênia , China, etc . Alguns são de Jerusalém, escritas em árabe ou francês por idosos e deficientes que residem na Home Notre Dame des Doleurs e que esperam com alegria a próxima visita de Francisco na Terra Santa.

Muitos dos remetentes pedem ao Papa uma oração pela paz e unidade no mundo. Uma mulher de 88 anos – Gloria Herráiz, da casa para os idosos El Parador de Cuenca (Espanha) – envia suas saudações em nome de seus companheiros. Adelina, 87, agradece ao Papa pelo "carinho com que nos tratam na residência” e “pela proximidade que ele sempre demonstra com os idosos".

Entre as cartas enviadas ao Papa, têm também umas quarenta de um orfanato da Colômbia e apresentam diversos tipos de cabeçalhos: "Para o papai Francisco", escreve o pequeno Daniel Caro; "Com todo o coração e afeto da Colômbia", lê-se em um escrito da pequena Valentina Carillo; "ao Señor Papa", aparece na carta de Pedro José, que começa com as palavras "Eu quero pedir-lhe para vir à Colômbia".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo