Últimas Notícias

Papa Francisco diz que bons teólogos “cheiram a povo”

Paramentos Litúrgicos

O papa Francisco fez um apelo para que os religiosos saiam às ruas e ressaltou que "os bons teólogos são os que cheiram a povo".

"Não se contentem com uma teologia de mesa. O lugar de reflexão de vocês são as fronteiras. E não caiam na tentação de pintá-las, de perfumá-las, de ajustá-las um pouco e de domesticá-las", disse o Papa, em uma carta enviada à Pontifícia Universidade Católica da Argentina (UCA), por ocasião dos 100 anos da Faculdade de Teologia.

De acordo com o Papa, não se pode ser "um teólogo de 'museu', que acumula dados e informações sem saber o que fazer com isso. Nem um 'balconista' da história". "Os bons teólogos, como bons pastores, cheiram a povo e às ruas.Com sua reflexão, derramam azeite e vinho nas feridas dos homens", destacou Francisco na carta endereçada ao cardeal Mario Aurelio Poli, atual arcebispo de Buenos Aires e chanceler da UCA. No documento, Francisco também recordou que o centenário da faculdade coincide com os 50 anos do fim do Concílio Vaticano II, o qual foi "uma atualização, uma releitura do Evangelho na perspectiva contemporânea". "Produziu um movimento irreversível de renovação e agora temos que seguir adiante", afirmou o líder da Igreja Católica.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo