Últimas Notícias

Autoridade Vaticana de Informações Financeiras registra aumento de transações suspeitas em 2013

Paramentos Litúrgicos

A Autoridade Vaticana de Informações Financeiras (AIF) publicou nesta segunda-feira (19) seu relatório anual 2013, destacando um "reforço significativo" do uso de instrumentos contra crimes financeiros, como lavagem de dinheiro.

"Em 2013, demos passos decisivos para melhorar os instrumentos legais e, ao mesmo tempo, para torná-los efetivamente operativos", disse o diretor da AIF, René Bruelhart.

A AIF é o órgão da Santa Sé responsável por acompanhar os trabalhos de todas as entidades da Igreja que atuam no setor econômico e financeiro.

De acordo com o relatório, houve um notável aumento no número de transações suspeitas. Em 2012, foram registradas seis transações suspeitas, contra 202 no ano passado. Cinco dessas foram encaminhadas à Promotoria para investigação.

De acordo com a AIF, esse crescimento reflete "tanto um desenvolvimento do instrumento legal quanto um melhoramento substancial da performance operativa da entidade, em vista das prevenções de crime financeiro".

Nesse sentido, foi registrada uma queda no número de declarações de transporte fronteiriço de valores superiores a 10 mil euros, totalizando 1.557 declarações de saída (contra 1.782 em 2012) e 550 de entrada (contra 598 em 2012). A entidade informou também que, no primeiro trimestre deste ano, realizou a primeira inspeção no Instituto para as Obras de Religião (IOR), conhecido como Banco do Vaticano, para verificar a atuação das medidas criadas para prevenir e impedir a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo. "A inspeção constatou progressos substanciais ocorridos dentro do IOR nos últimos 12 meses".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo