Últimas Notícias

Vaticano diz que custeará Jornada Mundial da Juventude

Paramentos Litúrgicos

A Rádio Vaticana publicou uma nota informando que a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Madri é custeada pela Igreja Católica.

O documento é uma resposta aos jovens que protestaram na capital espanhola contra o uso de dinheiro público no evento.

Em sua página na Internet, a Rádio Vaticana destaca que "o porta-voz do governo espanhol, José Blanco, disse que o evento não custará nada ao Estado e que o peso recai sobre a Igreja, sobre os próprios peregrinos e sobre alguns patrocinadores privados".

"Já o diretor financeiro da JMJ, Fernando Gimenez Barriocanal, recordou, várias vezes, que aos contribuintes espanhóis a Jornada Mundial da Juventude não custará um euro sequer, porque a administração pública espanhola não financia este evento", diz o texto.

A nota também ressalta que o aumento do turismo durante a JMJ é um "positivo impacto econômico" para a Espanha, "principalmente neste momento de crise".

"Esta JMJ está sendo realizada com grande austeridade e todas as despesas são apresentadas na mais total transparência. Todos devem saber que todo euro gasto para a JMJ é bem utilizado", afirma a Rádio Vaticana, citando declarações de Barriocanal.

Jovens espanhóis, muitos membros do movimento "Indignados" — que tomou as ruas de Madri no mês de maio para exigir mais empregos — entraram em confronto com cristãos que estão na capital espanhola por ocasião da JMJ.

Os dois grupos se agrediram ao se encontrarem na Porta do Sol. De acordo com fontes locais, 11 pessoas ficaram feridas e outras sete foram presas.

Os jovens espanhóis realizavam uma manifestação contra a visita de Bento XVI a Madri e, principalmente, contra os gastos do governo com o evento, que, segundo entidades laicas, podem chegar a 20 milhões de euros (cerca de R$45 milhões).

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo