Últimas Notícias

Igreja Católica na Escócia pede perdão às vítimas de abuso sexual

Paramentos Litúrgicos

"O abuso de crianças é um crime horrível", especialmente se ocorrerem dentro da Igreja, portanto, é necessário manter elevados padrões para cuidar das crianças, lê-se em nota do arcebispo Philip Tartaglia, presidente da Conferência Episcopal Escocesa (BCOS), na publicação do relatório da Comissão liderada por McLellan.

Esta Comissão liderada pelo Rev. Andrew McLellan, moderador da Assembleia Geral da Igreja Presbiteriana da Escócia, foi organizada pelos bispos em novembro de 2013, sua tarefa é avaliar os procedimentos realizados pela Igreja Católica no cuidado com as crianças.

No relatório publicado hoje, o Reverendo McLellan agradeceu "a confiança ecumênica" demonstrada pelos prelados católicos em relação à Igreja da Escócia.

Conforme notícia da Rádio Vaticano, o reverendo fez algumas recomendações à Igreja Católica, tais como: pedir desculpas publicamente às vítimas de abuso; iniciar procedimentos de controle independentes sobre as práticas de cuidado com as crianças; tomar atitudes coerentes sobre a questão da proteção das crianças nas diversas áreas da Escócia e nas dioceses locais; fazer justiça e demonstrar ter feito, tanto pelas vítimas como pelos culpados por crimes de abuso; dar prioridade a uma formação contínua e de alto nível para aqueles que trabalham no setor; estabelecer uma "teologia de salvaguarda que seja coerente e convincente".

Essas recomendações, responde o Arcebispo Tartaglia, são plenamente aceitas pela Igreja Católica Escocesa. O prelado ofereceu "sinceras desculpas a todos aqueles que foram feridos e sofreram por causa das ações cometidas por alguém de dentro da Igreja Católica". Reiterando "o horror" dos crimes cometidos contra menores, ainda mais se cometidos por sacerdotes e religiosos, Tartaglia ressaltou que estes são "imperdoáveis e intoleráveis", porque os danos cometidos pelos culpados atingem não apenas as vítimas diretas, mas "suas famílias, seus amigos, a Igreja e a sociedade”.

"Eu gostaria de assegurar às vítimas de abuso – afirma Dom Tartaglia – que nós, bispos católicos da Escócia, sentimos vergonha e dor pelos sofrimentos padecidos. Sentimos muito e pedimos perdão também a todos os que encontraram, por parte da Igreja, uma resposta lenta, insensível ou indiferente".

Neste final de semana, em todas as paróquias católicas na Escócia, serão distribuídos 100 000 folhetos com as recomendações da Comissão McLellan, juntamente com um pedido formal de desculpas às vítimas de abuso.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo