Últimas Notícias

Papa Francisco diz que fará o possível por paz na Ucrânia

Paramentos Litúrgicos

A Igreja Greco-Católica Ucraniana (UGCC) divulgou um comunicado em que afirma que o papa Francisco se comprometeu com a instituição a seguir "com muita atenção" os desdobramentos da crise na República Autônoma da Crimeia, região pertencente à Ucrânia que declarou sua independência no início desta semana para ser anexada pela Rússia.

"O Papa assegurou que a Santa Sé fará o possível pela paz na Europa oriental, sobretudo para evitar uma escalada do conflito", diz a nota, que faz referência ao encontro entre o líder da UGCC, Sviatoslav Shevchuk, com o Pontífice no Vaticano.

Na reunião, o religioso fez um relato dos acontecimentos no seu país nos últimos três meses e explicou que sua Igreja deve estar em meio às pessoas, por isso muitos padres participaram dos protestos na praça da Independência em Kiev. No último dia 2 de março, o Papa já havia pedido para a comunidade internacional apoiar tentativas de diálogo para solucionar o conflito. "A Ucrânia está vivendo uma situação delicada. Enquanto espero que todo o país se esforce para superar as incompreensões e construir o futuro da nação, faço um apelo para a comunidade internacional: apóie todo tipo de iniciativa para o diálogo", declarou o Pontífice.

Na época, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, tinha acabado de autorizar o envio de tropas para a Crimeia, após Viktor Yanukovich ser deposto da Presidência pelo Parlamento ucraniano.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo