Últimas Notícias

Também as Pontifícias Academias são chamadas a ser missionárias, afirma o Papa Francisco

Paramentos Litúrgicos
"Também as Pontifícias Academias estão a serviço da missão de toda a Igreja". Foi o que escreveu o Papa Francisco na mensagem por ocasião da XVIII Sessão Pública das Pontifícias Academias, realizada em Roma  – memória litúrgica de São Tomás de Aquino -, sob o tema "Oculata fide. Ler a realidade com os olhos de Cristo".
A mensagem foi lida pelo secretário de Estado, dom Pietro Parolin, na Sala Magna do Palácio São Pio X, na Via da Conciliação e os trabalhos foram introduzidos pelo cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Pontifício Conselho para a Cultura e do Conselho de Coordenação entre as Academias Pontifícias.
O Santo Padre iniciou sua mensagem, refletindo sobre a Carta Encíclia Lumen Fidei e a recente Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, que convidam a refletir sobre "a dimensão luminosa da fé e sua ligação entre fé e verdade, de indagar não somente com os olhos da mente com também com aqueles do amor, na perspectiva do amor".
A perspectiva de "uma Igreja toda a caminho e toda missionária – prossegue o Papa – é aquela que se desenvolve na Exortação Apostólica sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. O 'sonho de uma escolha missionária capaz de renovar todas as coisas' (Evangelii Gaudium, 27) diz respeito a toda a Igreja e a todas as suas partes. Também as Pontifícias Academias são chamadas a esta transformação, para que não falte a sua contribuição ao corpo eclesial. Não se trata, porém, de fazer operações exteriores, de 'fachada'. Trata-se, ao invés disto, também para vocês, de concentrar-se ainda mais 'no essencial, naquilo que é mais bonito, maior, mais atraente, mas também necessário'".
"De tal modo – continuou o Pontífice – que a proposta seja simplificada, sem perder por isto profundidade e a verdade, e assim se torne mais convincente e radiosa. Por isto, queridos e ilustres Irmãos, peço a vossa qualificada colaboração, a serviço da missão de toda a Igreja".
Para encorajar, "especialmente os jovens estudiosos de teologia que querem oferecer a própria contribuição à promoção e à realização de um novo humanismo cristão por meio de suas pesquisas", o Papa Francisco anunciou ex aequo o prêmio das Pontifícias Academias, dedicado este ano à pesquisa teológica e ao estudo das obras de São Tomás de Aquino.
Os dois contemplados com a distinção foram dois jovens estudiosos: o reverendo professor Alessandro Clemenzia, pela obra intitulada "Na Trindade como Igreja. Em diálogo com Heribert Muhlen" e a professora Maria Silvia Vaccarezza, pela obra "As razões do contingente. A sabedoria entre Aristóteles e Tomás de Aquino".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo