Últimas Notícias

SUCESSÃO DE BENTO XVI: Cardeais acreditam que conclave pode ser mais longo do que previsto

Paramentos Litúrgicos

O conclave pode não começar antes do dia 12 de março. A igreja começa a se deparar com as dificuldades em antecipar a abertura da reunião que escolherá o novo papa.

O porta-voz do Vaticano declarou que, do colégio cardinalício de 209 representantes, 75 cardeais vivem em Roma. Outros 66 já chegaram ou informaram o endereço em que estarão na cidade. Não se sabe quantos, entre os 115 eleitores, já estão na capital italiana.

Em reuniões informais, alguns cardeais confidenciaram que temem um conclave mais longo do que o previsto. São varias as questões espinhosas a ser enfrentadas, como o dossiê dos documentos secretos do vaticano e os casos de abuso sexual na igreja.

Um dos diretores da rede de sobreviventes de abusados por padres pede que o novo papa tenha coragem.  "A renúncia do papa Bento XVI foi uma atitude ousada e decisiva e que nos dá esperança de que, talvez o seu sucessor possa ser igualmente ousado e decisivo na luta contra a crise mais horrível que a igreja já enfrentou."

As qualidades do próximo líder da igreja, provavelmente serão definidas na próxima semana. Na primeira reunião de 2005, antes do conclave que escolheu Joseph Ratzinger, um dos cardeais sugeriu um pontífice que tornasse a figura de Jesus mais divina. O papa escolhido, Bento XVI escreveu três livros sobre Jesus.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo