Últimas Notícias

Papa Francisco terá recepção de peso em Havana, que ocorrerá no próximo dia 19 de setembro

Paramentos Litúrgicos

O papa Francisco, bastante popular em Cuba, terá uma recepção de peso em Havana, onde percorrerá 18 km de ruas e avenidas no papamóvel após sua chegada à cidade, no próximo dia 19 de setembro.

O anúncio foi feito pelo arcebispo da capital cubana, cardeal Jaime Ortega, durante uma entrevista a um programa local comandado pelo cantor Amaury Pérez Vidal. "Há um ambiente popular a sua espera como não houve com os pontífices anteriores [João Paulo II e Bento XVI], o papa Francisco é muito conhecido nos meios de comunicação nacionais", disse o religioso.

Em sua opinião, outro fator de atração é que os pronunciamentos de Jorge Bergoglio sempre tiveram muito impacto entre os cubanos, católicos ou não, ao serem amplamente divulgados nos veículos estatais.

Um exemplo dessa afirmação é uma página digital do Ministério de Relações Exteriores do país chamada "Visita Apostólica 2015: o papa Francisco em Cuba", na qual são publicadas diariamente notícias sobre o Pontífice.

O site divulgou inclusive a entrevista do cardeal Ortega, que enfatizou as relações entre as autoridades cubanas e a Igreja Católica.

"Dialogar sempre foi o caminho e isso tornou possível a visita de João Paulo II a Cuba em 1998. A visita de Bento XVI [em 2012] deu continuidade a esse processo", afirmou.

Segundo o arcebispo de Havana, o Pontífice argentino encontrará a mesma Cuba vista por Joseph Ratzinger, mas em uma nova etapa de sua história. "Concordo com o que disse Ortega. Aqui nós queremos muito bem o Papa. Gostei especialmente quando ele afirmou que Francisco é esperado com um ambiente popular", afirmou à ANSA Elia Hernández, católica cubana que vive em Havana.

Segundo ela, os professores da escola primária onde estuda seu filho pediram até para os alunos escreverem sobre "esse fato muito importante que acontecerá em Cuba em setembro". Na ilha caribenha, o Papa celebrará três missas: uma em Havana, no dia 20, a segunda em Holguín, no dia 21, e a terceira em Santiago de Cuba, em 22 de setembro.

Lá, ele terminará sua viagem pelo país e partirá para os Estados Unidos.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo