Últimas Notícias

Bicentenário da morte de Frei Manuel do Cenáculo terá seminário em 09 de janeiro

Paramentos Litúrgicos

O bicentenário da morte de Frei Manuel do Cenáculo (1724-1814) vai ser assinalado com o seminário “As bibliotecas portuguesas na transição para a modernidade” a ter lugar no auditório da Biblioteca Nacional de Portugal.

Segundo a página da internet da Biblioteca Nacional de Portugal, o seminário organizado em parceira com o Centro de História da Cultura da Universidade Nova, vai ocorrer no dia 9 de janeiro e “aborda a problemática da transição das bibliotecas portuguesas para a modernidade para a qual contribuiu a figura de D. Frei Manuel do Cenáculo Vilas Boas, bibliófilo e pedagogo, facetas que se articulam e completam dando forma a um projeto que, na transição do século XVIII para o XIX, concretiza o ideário das Luzes”.

Além do colóquio, marcado para o dia 9 de janeiro, vai ser também inaugurada nessa data uma mostra bibliográfica que vai ficar disponível ao público até ao dia 15 de fevereiro de 2014.

A exposição bibliográfica possui dois núcleos distintos, “o primeiro reúne a principal bibliográfica passiva, reflexo da formação e da intervenção de Frei Manuel do Cenáculo como bibliófilo e amante de bibliotecas e a ativa que reflete o significado para o autor dos livros e das bibliotecas”, revela o portal da Biblioteca Nacional de Portugal.

D. Frei Manuel do Cenáculo de Vilas Boas Anes de Carvalho (1724-1814), foi um religioso franciscano, Bispo de Beja e Arcebispo de Évora.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo