Últimas Notícias

Morre aos 79 anos o Cardeal Carlo Caffarra, arcebispo emérito de Bolonha, um dos autores da “dubia”

Paramentos Litúrgicos

Faleceu esta quarta-feira (06/09) aos 79 anos, após uma longa convalescência, o Cardeal Carlo Caffarra, Arcebispo emérito de Bolonha.  Os  sinos da Catedral de São Pedro de Bolonha tocaram em sinal de luto.

Dom Caffarra, especialista em temas sobre a família e o matrimônio, esteve à frente da Arquidiocese de Bolonha por 12 anos, de 2003 a 27 de outubro de 2015.

Foi Bispo de Ferrara a partir de 1995. Em dezembro de 2003 foi nomeado pelo Papa João Paulo II para a Arquidiocese de Bolonha, onde sucedeu ao Cardeal Giacomo Biffi, assumindo  no início de 2004 e permanecendo no cargo até o final de outubro de 2015.

Foi criado Cardeal em março de 2006 pelo Papa Bento XVI.

Junto com os Cardeais Raymond Burke, Walter Brandmueller e Joachim Meisner (falecido recentemente) foi um dos autores da “dubia” sobre a Exortação Apostólica pós-sinodal Amoris Laetitia sobre o amor na família.

O Cardeal Caffarra foi consultor da Congregação para a Doutrina da Fé e também foi membro da Comissão de estudo para a engenharia genética instituída ad actum no Ministério da Saúde da Itália. Sobre os temas da família, ele realizou cursos ou lições em várias Universidades estrangeiras e foi autor de numerosos volumes de Teologia Moral fundamental e de muitos artigos, traduzidos nas línguas principais.

Com a morte do Card. Caffarra, o Colégio Cardinalício fica composto por 221 Cardeais, dos quais 120 eleitores e 101 não eleitores.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo