Últimas Notícias

Os exercícios espirituais do Papa Francisco: “Purificar a nossa mente das falsas imagens de Deus”

Paramentos Litúrgicos

O Santo Padre começou os seus exercícios espirituais de quaresma, junto com a Cúria Romana. Eles estão na localidade de Ariccia, na residência paulina Divin Maestro, a cerca de 30 quilômetros de Roma. Este fato é uma novidade, já que, até agora, os exercícios espirituais do papa e da cúria sempre foram realizados dentro do território do Vaticano. O encarregado das pregações, este ano, é o mons. Angelo De Donatis, da paróquia romana de San Marco Evangelista del Campigdolio. O tema das meditações é "A purificação do coração".

Na meditação introdutória, mons. De Donatis se concentrou na disposição interior que se deve cultivar a fim de iniciar bem os exercícios espirituais, recordando a necessidade de abrir-se à escuta do Espírito Santo para se viver uma relação profunda e pessoal com Deus e para se poder compreender a fundo toda a realidade e o próprio lugar pessoal no mundo, a partir da perspectiva do Pai. As informações foram divulgadas em um comunicado reproduzido pela Rádio Vaticano.

Na meditação desta manhã, o pregador focou na passagem evangélica da tempestade acalmada por Jesus, a fim de destacar como o mundo, em vez de reconhecer a presença e a obra de Deus, se assusta com ela. E isto acontece quando Cristo não habita mais no coração da pessoa: em seu lugar, fica uma religião estéril, a religião de um Deus terrível, que não usa de misericórdia.

Dessa visão é que nasce o farisaísmo, segundo o qual nos livramos sozinhos do pecado medicante a prática da ascese típica do estoicismo: "Se é necessário fazer isto, então eu farei isto". Mas nosso Senhor, enfatizou mons. De Donatis, chega até nós através de outros caminhos. Ele nos faz entender que nenhuma dessas atitudes representa o caminho certo. É necessário purificar a nossa mente das falsas imagens de Deus para iniciar um caminho de vida autêntica.

Durante esta semana de exercícios espirituais, a jornada começará todos os dias com a celebração da santa missa às 7h30 da manhã e contará com duas meditações, uma antes e a outra depois do almoço. Às 18h00 serão rezadas as vésperas e haverá em seguida a adoração do Santíssimo Sacramento.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo