Últimas Notícias

Papa Bento XVI critica confusão entre conceitos de “verdade” e “intolerância”

Paramentos Litúrgicos

Bento XVI criticou a confusão que diz ter-se gerado na sociedade atual entre os conceitos de “verdade” e “intolerância”, apelando ao testemunho de fé dos católicos.

“Dizer que se tem a verdade torna-se sinónimo de intolerância e nós os cristãos já não ousamos acreditar ou falar de verdade”, referiu o Papa, na homilia de uma missa, citada pela Rádio Vaticano.

A celebração decorreu na residência pontifícia de Castel Gandolfo, arredores de Roma, durante o encontro de um grupo de antigos alunos de Teologia de Bento XVI para a reunião anual do chamado «Ratzinger Schülerkreis» (círculo de estudantes de Ratzinger), dedicada em 2012 à questão do ecumenismo.

A iniciativa, centrada no tema ‘Resultados e questões ecuménicas no diálogo com o luteranismo e anglicanismo’, decorreu na última semana.

A 36ª edição deste seminário, que decorre à porta fechada, inclui a participação, entre outros, do cardeal Christoph Schönborn, arcebispo de Viena, e de monsenhor Barthélémy Adoukonou, secretário do Conselho Pontifício para a Cultura, para além de bispos, padres, religiosos, religiosas e docentes universitários que foram orientados no seu doutoramento em Teologia pelo professor Joseph Ratzinger, na Alemanha.

Afirmando que “Cristo é a vida e a verdade”, Bento XVI observou que na Igreja “não há espaço para qualquer triunfalismo”.

“Ninguém pode dizer ‘tenho a verdade’, porque somos nós que pertencemos à verdade que é algo vivo”,

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo