Últimas Notícias

Igreja Católica afirma que a estabilidade política e social da Venezuela corre “sério risco”

Paramentos Litúrgicos

Diante das incertezas a respeito da posse de Hugo Chávez, a cúpula da Igreja Católica afirmou que a estabilidade política e social do país corre "sério risco" e que a complexa situação atual poderia levar a Venezuela a uma encruzilhada perigosa. Durante a reunião anual da Conferência Episcopal Venezuelana, o bispo Diego Padrón também se queixou de que o governo não informou os venezuelanos sobre o verdadeiro estado de saúde do mandatário, que permanece em Cuba.

– Este é um momento histórico, difícil e incerto com traços que desenham uma complexa situação que poderia levar a uma encruzilhada perigosa – disse o bispo Diego Padrón, em um comunicado da cúpula eclesiástica.

A CEV defendeu ainda que está claro que o mandato de Chávez termina em 10 de janeiro, e que nesta data começa outro.

– O governo não disse ao povo toda a verdade a que ele tem pleno direito e vem comunicando sua verdade política com evidente dificuldade. Alterar a Constituição para alcançar um objetivo político é moralmente inaceitável. Rejeitaremos qualquer possível tentativa de manipulação da Constituição em favor dos interesses de uma personalidade política em detrimento da democracia e da unidade do país.

O vice-presidente Nicolás Maduro disse que Chávez segue lutando pela recuperação de sua saúde e que pode permanecer no cargo depois de 10 de janeiro e fazer o juramento no Supremo Tribunal de Justiça, em uma data ainda a ser determinada.

– O presidente que já está em desenvolvimento de todas as suas funções como presidente e segue sendo presidente da república. É um presidente reeleito que segue em suas funções e a mesma Constituição prevê no artigo 231 que, se existe algum impeditivo, o Supremo Tribunal de Justiça pode fixar nova data para juramentá-lo – afirmou Maduro.

Maduro disse ainda que espera que a cúpula da Igreja Católica – com a qual o governo tem mantido relações tensas nos últimos anos – mantenha uma conduta de respeito com a vida política do país.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo