Últimas Notícias

Ex-presidente de Israel, Shimon Peres propõe ao Papa Francisco a criação de “ONU das religiões”

Paramentos Litúrgicos

O papa Francisco teve um encontro com o ex-presidente de Israel Shimon Peres, 91 anos. O israelense deu uma entrevista à revista católica Família Cristã e pediu a criação de uma "ONU das religiões", liderada por Francisco.

"Vendo que a ONU fez o seu tempo, acredito que deveríamos ter uma Organização das Religiões Unidas, uma ONU das religiões. Seria um modo melhor de contrastar estes terroristas que matam em nome da fé porque a maioria das pessoas não é como eles.

Elas praticam sua religião sem matar ninguém, nem sequer pensam nisso", disse Peres à revista antes do encontro com o líder da Igreja Católica.

Peres pediu ainda que "deveria ser escrita uma Carta das Religiões Unidas, exatamente como a Carta da ONU. A nova carta deve estabelecer que não tem nada a ver com as religiões o fato de decapitar pessoas ou fazer assassinatos em massa, como temos visto nas últimas semanas". O ex-presidente se referia ao grupo terrorista Estado Islâmico, que usa o islamismo como desculpa para atrocidades contra pessoas de outros credos.

Ele ainda aproveitou para explicar o porquê da criação dessa entidade religiosa. "Para opor-se a isso, é preciso ter a nossa Organização das Nações Unidas. E que fique claro, quando a ONU manda seus negociadores para o Oriente Médio – que sejam das Ilhas Fiji ou das Filipinas – e eles são sequestrados pelos terroristas, o que faz o secretário-geral da ONU? Uma bela declaração que não tem a força nem a eficácia que qualquer homilia do Papa – que só na Praça de São Pedro reúne meio milhão de pessoas", destacou Peres. Nessa parte da declaração, o ex-líder se referiu ao grupo de 40 homens sequestrados por grupos extremistas na região de Golan, entre a Síria e Israel.

O político ainda destacou que Francisco seria o líder ideal para o encontro "pelas razões que falei acima e também porque ele já provou essa liderança convidando o palestino Mahmoud Abbas, eu e o Patriarca de Constatinopla para rezar aqui no Vaticano". O encontro ocorreu no dia 2 de setembro, após a viagem de Francisco pela Terra Santa.

Peres também disse que apresentou a ideia ao Pontífice porque "talvez pela primeira vez na história, o Santo Padre é um líder respeitado por tantas pessoas e também pelas diversas religiões e seus expoentes. Talvez seja o único líder realmente respeitado por todos".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo