Últimas Notícias

Milhares de pessoas participam da missa do Papa Bento XVI no México

Paramentos Litúrgicos

25 DE MARÇO DE 2012 – DOMINGO: O papa Bento XVI celebrou uma missa ao ar livre na cidade de Silao, região central do México, que reuniu centenas de milhares de pessoas.

A missa ocorreu perto de uma grande estátua do Cristo no Parque do Bicentenário da Independência Mexicana e milhares de pessoas passaram a noite acampadas no parque para esperar pela missa.

"Não conseguimos dormir por causa da emoção e agora poderemos ver o papa", disse Xochtl Alvarez, uma indígena que disse ter viajado centenas de quilômetros para ver Bento 16, saindo do sul do México.

Segundo o correspondente da BBC em Silao Will Grant, a missa reuniu cerca de 300 mil pessoas no Parque do Bicentenário e muitos jovens estão participando.

Dezenas de telões foram espalhados na área para que os fiéis possam ver o papa de perto.

O público veio vestido de amarelo e branco e o clima é de comemoração pois, segundo Grant, o fato de o líder da Igreja Católica celebrar a missa de domingo na pequena cidade de Silao surpreendeu muitos no país.

O correspondente da BBC ainda afirma que a hierarquia da Igreja Católica espera que este evento ajude a reafirmar a fé no México, o país que tem a segunda maior população católica do mundo mas onde as igrejas evangélicas tem ganhado muito espaço nos últimos anos.

Encontro com presidente

Bento 16 se encontrou com o presidente do México, Felipe Calderón, no sábado e o gabinete da Presidência afirmou que durante a reunião particular foram abordados assuntos como mudança climática e crime organizado.

O papa chegou ao México na sexta-feira e desembarcou na cidade de Guanajuato, próxima de Silao. As autoridades da cidade implementaram uma grande operação de segurança para a visita do papa e o arcebispo de Leon, Jose Guadalupe Martin Rabago, pediu que os líderes do tráfico de drogas instaurassem uma trégua durante a visita.

Segundo Will Grant, que estava em Guanajuato, poucos esperam que a visita do papa tenha um impacto maior na situação política e militar do México, mas os católicos do país estão comemorando a visita de Bento 16.

Segundo os católicos, o papa é um símbolo poderoso de paz e reconciliação para o México.

Ainda no sábado, Bento 16 conversou com um grupo de jovens e crianças e pediu que os adultos do México "protejam e cuidem das crianças" e que vai rezar para que o México seja "um lar onde todos filhos (de Deus) possam viver com serenidade e harmonia".

O papa também falou sobre a violência gerada pelo tráfico de drogas no país, que já matou mais de 47 mil pessoas no México nos últimos cinco anos.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo