Discussão

PERGUNTA E QUESTIONAMENTO DE INTERNAUTA, ENVIADA AO PORTAL CATOLICISMO ROMANO: Purgatório existe???

Paramentos Litúrgicos

Internauta João Evangelista – Queridos irmaos catolicos, sei que cada um tem seu credor e defende sua fé, muitos até discutem por nao conhecerem a palavra de Deus, mas todos querem ir para o céu, pois quem fala do que nâo sabe, faz propaganda da propria ignorância. ENTAO, chegou a hora de assumirmos um compromisso com Deus.

Devemos abandonar a religiosidade, pois ser religioso nao é ser salvo em Jesus.O próprio Jesus nao ensinou nós sermos religioso, ele ensinou sermos cristãos crentes e nao incredulos, irmãos chegou a hora de vocês se converterem, veja que o céu é lá mas a preparaçao é aqui, merito de religiosidade nao é passaporte para o céu, nem diploma de salvaçao, todos sabemos que não existe o purgatorio, então como que esses milhões de catolicos podem ser salvos??? por acaso existe outro salvador a não ser Jesus??? pelo amor de Deus faça o que Maria pediu, FAZEI TUDO QUE ELE MANDAR, e ele esta mandando vós se arrepnder porque é chegada a hora, até quando irmãos catolicos vós ireis seguir outros deuses, que tem boca e não fala, tem olhos e não veem, tem nariz mais nao respiram, tem pés mas nao andam…ATE QUANDO??

===========

Resposta: 

Prezado Sr. João Evangelista.

Evidentemente a Igreja Católica não inventou o purgatório. Deixe-me repetir alguns deles, para que outros leitores os aproveitem.

Em São Mateus se lê que Cristo disse:

 “Por isso vos digo: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, porém, a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada. Todo o que disser alguma palavra contra o Filho do homem, lhe será perdoado; porém o que a disser contra o Espírito Santo não lhe será perdoado, nem neste mundo, nem no futuro (Mt. XII, 31-32).

Portanto, há pecados que são perdoados no mundo futuro. Com essas palavras Cristo nos ensinou que há pecados que Deus perdoa após a morte. Portanto, existe o purgatório.

Os primeiros cristãos já sabiam disso, pois liam os Evangelhos e os Apóstolos lhos explicavam.

Também no livro II dos Macabeus se afirma que “É um santo e saudável pensamento orar pelos mortos, para que sejam livres de seus pecados” (II Mac. XII , 46).

Portanto, documento mais antigo e mais autêntico do que a própria Sagrada Escritura não há.

Entretanto, é preciso dizer-lhe que já entre os judeus era costume, após a morte de alguém, rezar durante onze meses seguidos a Deus, para que apressasse a purificação da alma da pessoa falecida. Rezava-se, então, a oração chamada Qaddish, palavra que deriva de Qaddosh, ou seja santo, para pedir a santificação da alma da pessoa falecida. Se os judeus já faziam isso, baseados no livro dos Macabeus, é claro que essa tradição continuou na igreja.

Com relação a adoração e veneração de santos recomendo o sr. ler a matéria em nosso portal no seguinte link:  https://www.catolicismoromano.com.br/content/view/306/37/

Att.

Equipe Catolicismo Romano

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo