Últimas Notícias

Vaticano é informado sobre sagração de bispo, ocorrida em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro

Paramentos Litúrgicos

A Nunciatura Apostólica no Brasil enviou ao Vaticano o comunicado da Diocese de Nova Friburgo, na região serrana do Rio informando sobre a sagração promovida no município no último dia 19 de março pelo bispo britânico d. Richard Williamson, de 75 anos. No Mosteiro de Santa Cruz, o adepto da corrente de católicos tradicionalistas nomeou bispo o padre francês Jean-Michel Faure, de 73 anos.

Segundo a Nunciatura, embaixada do Vaticano no Brasil e responsável pela ordenação de religiosos, ainda não houve resposta da cúpula da Igreja Católica ao comunicado da Diocese. No último sábado, os católicos tradicionalistas do Mosteiro de Santa Cruz fizeram uma ordenação do padre o monge André Zelaya. e forma imediata, pois a cerimônia ocorreu à revelia da Igreja Católica.

"Seria uma excomunhão automática quando você realiza aquilo que não está previsto junto ao Vaticano", explicou o historiador Rodrigo Coppe Caldeira, da PUC-Minas e especialista em Igreja Católica. "Eles (os tradicionalistas) não estão preocupados com isso porque, quem está em pecado, para eles, é a Igreja de Roma." Os tradicionalistas discordam das resoluções do Concílio Vaticano II, finalizado em 1965, e defendem a manutenção dos ritos anteriores à reforma da Igreja, como missas em latim e o uso de véu pelas mulheres nas cerimônias.

 

Os tradicionalistas alegam que jamais houve excomunhão, pois estão baseados pelo Código Canônico pelo estado de Necessidade.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo