Últimas Notícias

Papa Francisco cria nova comissão para estrutura econômica e administrativa da Santa Sé

Paramentos Litúrgicos

O papa Francisco instituiu uma comissão para avaliar a organização da estrutura econômica e administrativa da Santa Sé, informou o Vaticano.

A comissão foi criada por meio de um quirógrafo do dia 18 de julho, quase 20 dias após Francisco instituir outra comissão para investigar os trabalhos do Instituto para as Obras de Religião (IOR), conhecido também como Banco do Vaticano.

Segundo um comunicado, a comissão irá "recolher informações ao Papa e poderá colaborar, se for pedido, com um grupo de trabalho formado por oito cardeais que estudam um projeto de reforma da Constituição Apostólica 'Pastor Bonus' sobre a Cúria Romana".

A comissão oferecerá "suporte técnico e consultas de especialistas, elaborará soluções estratégicas para melhorias e atas para evitar gastos desnecessários de recursos econômicos, favorecerá a transparência nos processos de aquisição de bens e serviços, otimizará a administração do patrimônio e operará com cada vez mais prudência no âmbito financeiro". Os membros da comissão são laicos, especialistas em temas jurídicos, econômicos, financeiros e administrativos, e que já integram instituições vaticanas ou eclesiásticas.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo