Últimas Notícias

Papa distribui presentes a crianças doentes por ocasião da Epifania

Paramentos Litúrgicos

CIDADE DO VATICANO — O Papa Bento XVI distribuiu presentes para crianças doentes tratadas em um hospital romano, às vésperas da Epifania – quando os pequeninos da Itália festejam a vinda da Befana, uma espécie de fada, que coloca doces nas meias dos que se comportaram bem.

Bento XVI visitou o hospital "Agostino Gemelli" da Universidade Católica do Sagrado Coração, passando pela divisão pediátrica e encontrando com pais de bebês prematuros em incubadoras, onde seus filhos recebem cuidados intensivos.

Ele também abençoou o centro de tratamento para crianças com malformação da coluna vertebral (spina bifida). A estrutura, criada em 1989, restaurada e inaugurada em novembro, acompanha 700 crianças da região de Roma, do sul da Itália, principalmente da Sicília, e da Sardenha, do nascimento até a maioridade.

Após ter encontrado com os funcionários do hospital e voluntários, o papa entregou bichos de pelúcia e livros para cerca de 50 pequenos pacientes acompanhados de seus pais.

"Vim ver vocês para imitar um pouco os Reis Magos" que ofereceram a Cristo ouro, incenso e mirra segundo a religião católica e "eu também trouxe presentes, para que vocês sintam, através deste pequeno gesto, a simpatia, a proximidade e a afeição do papa", disse às vésperas da Epifania.

"Deus se fez criança como vocês para dizer que ele está sempre perto de vocês e para dizer a cada um de nós que cada criança tem seu rosto", acrescentou Bento XVI, que igualmente desejou dar aos jovens doentes "a força para enfrentar a doença".

Esta foi a segunda visita do papa a um hospital para crianças: no dia 30 de setembro de 2005, poucos meses depois de assumir a liderança da Igreja Católica, ele foi ao hospital romano "Bambino Gesù".

João Paulo II havia visitado em 1992 as divisões de oncologia e neurologia pediátrica do hospital Gemelli, onde ele havia sido internado por nove vezes. No total, ele passou 153 dias e 152 noites no hospital, o que o fez dizer humorado: "o Vaticano número um é a Praça de São Pedro, o Vaticano número dois fica em Castel Gandolfo (residência de verão) e o hospital Gemelli se tornou o Vaticano número três".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo