Últimas Notícias

INÍCIO DO ADVENTO: Ao iniciar novo Ano Litúrgico, Papa diz que o homem vive enquanto tem esperança

Paramentos Litúrgicos

O papa Bento XVI ressaltou a importância da esperança aos homens, comunidades e nações, ao dar início ao Ano Litúrgico, com o período preparatório para o Natal, marcado pela expectativa da vinda de Jesus Cristo para os cristãos.

"O homem está vivo enquanto espera, enquanto em seu coração está viva a esperança" e esta dimensão se confirma também "no nível da família, da comunidade e da nação", afirmou o Pontífice no Angelus do 1º Domingo de Advento, celebrado no Vaticano.

"O esperar é uma dimensão que atravessa toda a nossa existência pessoal, familiar e social. A espera é presente em milhares de situações, desde aquelas menores e banais até as mais importantes, que nos envolve total e profundamente", continuou.

Bento XVI citou ainda uma série de exemplos sobre o tema, como a espera pela chegada de um filho, pelo resultado de uma prova ou a espera por um amigo ou parente.

Dirigindo-se à sociedade, questionou sobre "o que esperamos, juntos? O que une as nossas aspirações, o que nos aproxima?".

"Durante a sua espera, o homem reconhece que a nossa estatura moral e espiritual pode ser mensurada por aquilo que esperamos", complementou.

O Advento é o período que dá início às celebrações do Ano Litúrgico e se constitui na preparação da Igreja para o nascimento de Cristo. O período é considerado um tempo de expectativa, conversão e esperança.

O 1º Domingo de Advento também organiza e determina as celebrações, comemorações e os principais eventos cristãos.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo