Últimas Notícias

Liturgia do Último Domingo de Outubro: Festa de Cristo Rei

Paramentos Litúrgicos
Epístola de São Paulo Apóstolo aos Colossenses 1, 12-20.

Irmãos: Damos graças a Deus Pai, que nos fez dignos de participar da herança dos santos na luz; que nos arrancou do poder das trevas, e nos transferiu para o Reino do Filho do seu amor, em Quem temos, pelo seu sangue, a redenção e o perdão dos pecados. Ele é a imagem do Deus invisível, o primogénito de toda a criação porque é Nele que tudo foi criado nos Ceus e na Terra, o mundo visível e o invisivel, os Tronos e as Dominações, os Principados e as Potestades Tudo foi criado por Ele e para Ele. Ele é anterior a tudo, e tudo Nele subsiste. É Ele ainda que é a cabeça do corpo da Igreja; o princípio , e o primogénito de entre os mortos, a fim de em tudo ter a primazia, porque aprouve a Deus fazer Nele residir toda a plenitude; e por Ele, que restabeleceu a paz no sangue da sua cruz, reconciliar tudo o que existe, seja na terra ou nos Céus, em Jesus Cristo, Nosso Senhor.

Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 18, 33-37.

Naquele tempo: Pilatos perguntou a Jesus: “Tu és o rei dos Judeus?” Jesus respondeu: “Dizes isso de ti mesmo, ou foram outros que to disseram de Mim?” Pilatos replicou: “Acaso sou eu judeu? Os da tua nação, e os sacerdotes, entregaram-Te nas minhas mãos! Que fizeste?” Jesus observou: “O meu Reino não é deste mundo; se o meu Reino fo e deste mundo, certamente que os meus servidores haviam de lutar para Eu não ser entregue aos Judeus. Não! O meu Reino não é cá da terra.” Pilatos, então, insistiu: “Logo, Tu és rei?” Jesus respondeu: “Dizes bem: Eu sou rei! E se nasci e vim ao mundo, foi para dar testemunho da verdade; quem é pela verdade, escuta a minha voz.”

Traduções das leituras extraídas do Missal Quotidiano por Pe. Gaspar Lefebvre OSB (beneditino da Abadia de Santo André) – Bruges, Bélgica: Biblica, 1963 .

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo