Últimas Notícias

Papa Bento XVI cria diocese na Bahia (Brasil)

Paramentos Litúrgicos

CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 15 de dezembro de 2010. Segundo informou a Santa Sé nesta quarta-feira, Bento XVI criou uma nova diocese na Bahia (nordeste do Brasil). O pontífice também nomeou o bispo de Barreira, no mesmo Estado.

A diocese criada é de Camaçari, que terá como seu primeiro bispo Dom João Carlos Petrini, transferido para esta nova função vindo da arquidiocese de Salvador, onde era auxiliar.

Segundo informa a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), com a nova diocese – desmembrada da arquidiocese de Salvador –, sobe para 274 o número das circunscrições eclesiásticas no Brasil.

A diocese de Camaçari terá uma população de 708 mil habitantes, sendo 481 mil católicos, em uma área de 2.382 km2.

São nove municípios, com 18 paróquias, 20 padres, 15 seminaristas, 47 irmãs e 8 congregações religiosas.

Dom João Carlos Petrini nasceu em novembro de 1945, em Fermo (Itália). De 1965 a 1970, cursou pós-graduação de ciência política na Universidade de Perugia. Como membro do Movimento de Comunhão e Libertação, foi enviado como missionário leigo para a arquidiocese de São Paulo.

No Brasil, cursou teologia na Faculdade Nossa Senhora da Assunção. Após a ordenação, em 1975, formou-se em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Em 2005 foi nomeado bispo auxiliar de São Salvador da Bahia. É atualmente membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB.

 


Barreira

Também na Bahia, o Papa nomeou Dom Josafá Menezes da Silva – 51 anos, auxiliar de Salvador –, para a diocese de Barreira. Ele sucederá Dom Ricardo Josef Weberberger, 71, falecido em agosto passado.

Dom Josafá Menezes da Silva nasceu em de janeiro de 1959, na cidade de Salinas de Margarida. Após os estudos primários e secundários na sua cidade natal, como um estudante no Seminário da Bahia, obteve seu bacharelado em filosofia pela Universidade Católica de Salvador, em 1983, e teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em 1987. É doutor em Antropologia Teológica pela Pontifícia Universidade Lateranense.

Ele foi ordenado sacerdote em 1989, juntando-se ao clero da arquidiocese de Salvador. Foi coordenador da Comissão Teológica da arquidiocese e professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica de Salvador. Em janeiro de 2005 foi nomeado bispo auxiliar de Salvador.


Chile

Segundo informou ainda a Santa Sé hoje, o Papa nomeou o novo arcebispo de Santiago do Chile. Trata-se de Dom Ricardi Ezzati Andrello, SDB, presidente da Conferência episcopal chilena e até o momento arcebispo de Concepción. Ele substitui no cargo o cardeal Francisco Javier Errázuriz Ossa, que tinha apresentado sua renúncia por razão de idade.(Zenit)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo