Últimas Notícias

Papa Francisco é recebido no Paraguai em clima de festa e muita euforia da população

Paramentos Litúrgicos

Paraguai, principal base das missões dos jesuítas na América do Sul, recebeu ontem o Papa Francisco, sob chuva e com muita euforia da população.

Francisco desceu do avião em Assunção às 15h local (16h Brasília) procedente da cidade boliviana de Santa Cruz, para a última etapa da viagem que já o levou a Equador e Bolívia.

No Paraguai, o Papa encerrará sua visita à região com uma missa campal que deve reunir cerca de três milhões de fiéis, incluindo muitos brasileiros e argentinos.

O pontífice chegou ao aeroporto Silvio Pettirossi, na região de Assunção, e foi recebido por um coro de 200 crianças de escolas públicas, que entoou canções típicas, antes de uma exibição de dança sobre a pista de pouso.

Enérgico e sorridente, o Papa recebeu com afeto os abraços espontâneos de meninas e até das dançarinas, que aproveitaram a proximidade para tocá-lo, do mesmo modo que crianças portadoras de necessidades especiais.

Francisco, 78 anos, parecia descansado após realizar seu sexto voo desde domingo passado, quando partiu de Roma para sua nona viagem ao estrangeiro e a segunda à América do Sul, depois da visita ao Brasil, em 2014.

Ao menos 60 mil jovens de mãos dadas formaram um cordão humano, de mais de 10 km, no percurso entre o aeroporto e a Nunciatura, no centro de Assunção, onde o Papa ficará hospedado.

No meio do percurso, Francisco parou brevemente diante de uma prisão para mulheres, que cantaram para o Papa ao som de violões e arpas.

"Papa Francisco bem vindo ao Paraguai", disse o coral de 51 detentas da prisão de mulheres Bom Pastor, que convidou o pontífice para visitar o local.

Com camisas brancas e bandeirolas, o coral desta prisão com capacidade para 200 mulheres, mas que abriga 500, cantou para o Papa rodeado por milhares de pessoas, e recebeu o sorriso de Francisco.

A ideia das autoridades da prisão era que o Papa quebrasse o protocolo e visitasse o local, onde as detentas esperavam sua benção, mas Francisco fez apenas uma breve saudação, do lado de fora da Bom Pastor, em seu caminho para a Nunciatura .

A multidão que aguardou Francisco nas ruas para saudar o Papa lamentou a rápida passagem do papamóvel.

Na terra das missões

Neste país onde 90% da população é católica, os jesuítas que inspiraram Jorge Bergoglio fundaram nos séculos XVII e XVIII as bases de um utópico modo de vida comunitário para evangelizar durante 150 anos os indígenas guaranis.

As chamadas missões fundaram 30 povoados nos territórios que hoje pertencem a Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai e Bolívia, com aldeias capazes de formar uma unidade econômica independente e uma organização militar para deter a expansão de Portugal a partir do Brasil.

Francisco fez na quinta-feira um histórico pedido de perdão em nome da Igreja pelos crimes cometidos contra os indígenas durante a conquista da América, em uma jornada marcada por seu apoio às reivindicações sociais.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo