Últimas Notícias

Presidentes da Itália e do Conselho Pontifício da Cultura debateram papel da religião

Paramentos Litúrgicos

O presidente da Itália e o responsável máximo do Conselho Pontifício da Cultura (CPC), organismo da Santa Sé, reuniram-se na cidade transalpina de Assis para um debate sobre a fé e o papel público da religião.

A conversa entre os dois responsáveis foi o encontro principal da mais recente sessão do ‘Átrio dos Gentios’, estrutura criada pelo CPC para o diálogo entre crentes e não crentes, que teve lugar na cidade natal de São Francisco entre sexta-feira e sábado.

“A Itália renasceu das ruínas do fascismo para a liberdade e a democracia num movimento extraordinário de aproximação entre inspirações ideais e políticas diversas e, aparentemente, inconciliáveis”, sublinhou o presidente italiano Giorgio Napolitano, citado pelo jornal do Vaticano.

O cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do CPC, disse por sua vez que se está a perder a categoria de ‘futuro’ e que “as vozes dos grandes são quase sempre destinadas a inquietar”.

Caso contrário, alertou, vai continuar a  prevalecer “o cinzento da total indiferença, superficialidade e banalidade”.

Na introdução ao debate, o diretor do jornal italiano ‘Corriere della Sera’, Ferruccio de Bortoli, disse que “o Átrio dos Gentios é o lugar do diálogo, da tolerância, mas sobretudo da escuta”.

“A circunstância, totalmente extraordinária no Ano da Fé, que um encontro do Átrio se realize aqui em Assis, o lugar do espírito e da mensagem franciscana, a cátedra do diálogo inter-religioso, confere a este dia um significado particular, o sinal de um acontecimento que permanecerá na memória de muitos”, acrescentou.

O ‘Átrio dos gentios’ já passou por várias cidades europeias depois da sua sessão inaugural em Paris, em março de 2011, e vai estar em Guimarães e Braga de 16 a 17 de novembro.

O ensaísta Eduardo Lourenço, o neurocirurgião João Lobo Antunes e o cardeal Gianfranco Ravasi vão inaugurar a sessão portuguesa que se associa às capitais europeias da cultura e da juventude no ano de 2012.

'Identidade e sentido da vida de um povo' é a temática escolhida por Eduardo Lourenço, a que se segue o debate sobre 'o valor e o sentido da vida de cada ser humano', com D. Gianfranco Ravasi e João Lobo Antunes.

A sessão minhota do ‘Átrio dos Gentios' vai ter como tema central ‘O Valor da Vida’ e é organizada pelo Instituto de História e Arte Cristãs da Arquidiocese de Braga, em articulação com o CPC.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo