Últimas Notícias

Religiosas têm compromisso com Deus na Terra Santa

Paramentos Litúrgicos

JERUSALÉM, sexta-feira, 29 de outubro de 2010. Religiosas do mundo todo têm um compromisso com Deus na Terra Santa, por meio de uma proposta do Instituto Pontifício “Notre Dame” de Jerusalém.

A iniciativa, segundo explica Pe. Juan María Solana, L.C., encarregado da Santa Sé para esta instituição papal, dirige-se para as “religiosas que desejam fazer uma experiência espiritual e formativa, acompanhando Jesus Cristo pelos lugares santos onde Ele nasceu, viveu, morreu e ressuscitou”.

O encontro está marcado de 1° a 16 de agosto de 2011 e será celebrado nesta instituição pontifícia que está situada junto ao Santo Sepulcro.

“O programa poderia definir-se como uma peregrinação à Terra Santa, longa e calma, num ambiente de almas consagradas, destacando os aspectos mais importantes da vida religiosa com sinais “fortes” em alguns lugares santos”, garante Pe. Solana.

O programa prevê, nos primeiros dias, uma visita à Galileia, destacando intensamente o “sim” de Maria, percorrendo Nazaré e Canaã. A visita prevê também etapas em Haifa, Monte Carmelo e Carfanaum.

Para os dias 4 e 5 de agosto os exercícios espirituais acontecerão no Monte das  Bem-Aventuranças e, no dia 6 de agosto, dia da Transfiguração, a missa solene no Monte Tabor.

A visita à Judeia, que compreende Jerusalém, Belém, Betânia, Ein Karem, Emaús, está prevista para os dias 7 a 15 de agosto.

O curso de renovação encerrará com uma missa solene no dia da Assunção, 15 de agosto.

“O coração deste programa está centrado na renovação das promessas batismais no Rio Jordão, a renovação dos votos religiosos em Nazaré; o compromisso de viver a caridade e o serivço no Cenáculo; e a vida de oração em Getsemaní”, explica Pe. Solana.

Quer-se favorecer um intercâmbio de dons entre os diversos carismas da vida religiosa. Assim, sugere-se um máximo de três religiosas por congregação, e a cota se limitou a 45 participantes.

O organizador do curso conclui reconhecendo que “confiamos que o contato com os lugares Santos será uma poderosa fonte de inspiração espiritual e humana para renovar a vida religiosa e a entrega a Deus de muitas almas consagradas”.

O curso será oferecido em espanhol e italiano, com tradução simultânea. Pode ser acrescentado outro idioma se o número de participantes fizer isso necessário.( Zenit)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo