Últimas Notícias

Vaticano destaca importância da integridade na prática médica

Paramentos Litúrgicos

SEATTLE (Washington), quarta-feira, 3 de novembro de 2010. O presidente do Conselho Pontifício para a Saúde, Dom Zygmunt Zimowski, destaca a necessidade da integridade de todos os profissionais, especialmente dos médicos, em uma mensagem enviada ao congresso formativo anual da Catholic Medical Association.

O encontro, de três dias, terminou no último sábado, em Seattle (Washington, Estados Unidos), e se centrou no tema "Restaurar a integridade da Medicina: o imperativo para uma antropologia cristã".

"Hoje, restaurar a integridade é uma necessidade de todos os profissionais e se torna mais categórica quando se trata de uma profissão que se ocupa da vida humana e da saúde", afirma em sua mensagem.

E explica: "A verdade de que os seres humanos estão criados à imagem de Deus e que a eles foi confiada a proteção da criação se encontra no coração da revelação cristã".

"Dessa forma, podemos deduzir que os seres humanos estão chamados a viver uma comunhão pessoal com Deus e com os demais, e também a levar a cabo, em nome de Deus, uma administração responsável do mundo criado; estes são elementos básicos da antropologia cristã."

O arcebispo afirma que "a pesquisa científica básica e aplicada constitui uma expressão significativa dessa proteção da criação".


Progresso

Também destaca que "o progresso nas ciências biológicas e médicas abriu um amplo leque de possibilidades terapêuticas eficazes".

"No entanto – acrescenta -, a variedade de possibilidades expõe o homem à tentação de ir além dos limites de um domínio razoável da natureza."

"Por isso, é importante recordar que a pesquisa científica e sua aplicação devem ser avaliadas moralmente em referência à dignidade da pessoa humana."

Citando a Domus Vitae, o prelado afirma: "A ciência e a tecnologia são recursos valiosos para o homem quando colocados ao seu serviço e quando se promove seu desenvolvimento integral para o benefício de todos; mas não podem mostrar por si mesmos o significado da existência nem do progresso humano. Ao serem ordenadas pelo homem, que as inicia e as desenvolve, traçam da pessoa e dos seus valores a indicação do seu objetivo e a consciência dos seus limites, (…) porque (…) a ciência sem consciência só pode conduzir à ruína do homem" .

Dom Zimowski afirma: "Como profissionais da saúde católicos, sois conscientes de que a vida e a saúde física são dons preciosos confiados a nós por Deus e que devemos cuidar deles de maneira sensata".

E conclui: "A prática da medicina não pode se separar desta verdade".( Zenit)

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo