Últimas Notícias

Vaticano divulga agenda do Papa Francisco para o fim de ano

Paramentos Litúrgicos

O Vaticano divulgou nesta quarta-feira (18) a agenda do papa Francisco para as celebrações do final de 2015 e do início de 2016. Neste ano, ocorrerão algumas mudanças em relação aos cronogramas tradicionais pelo início do Ano Santo Extraordinário, também chamado de Jubileu, da Misericórdia.

No dia 8 de dezembro, às 6h30 (hora de Brasília), o Pontífice fará o início oficial do Jubileu com a abertura da Porta Santa de São Pedro. As Portas trazem todo o simbolismo do evento católico e têm como base uma passagem da Bíblia em que Jesus afirma "Eu sou a porta, quem entrar por mim será salvo" (Jo 10,9).

No mesmo dia, às 13h, o sucessor de Bento XVI fará a tradicional homenagem à Imaculada Conceição na Piazza Spagna. Já no dia 12 de dezembro, às 15h, Jorge Mario Bergoglio cumprirá outra tradição de seu Pontificado e presidirá a cerimônia em homenagem à Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina, na Praça São Pedro.

No domingo (13), às 6h30, o líder católico abrirá outra Porta Santa, desta vez, na Basílica de São João de Latrão, em Roma.

Para as festividades do Natal, o Santo Padre fará a celebração da Vigília natalina na Basílica de São Pedro, às 18h30, no dia 24 de dezembro. No sábado (25), às 9h, o líder fará a benção "Urbi et orbi" da Basílica de São Pedro.

Já em 27 de dezembro, às 7h, Bergoglio celebrará a missa para as famílias. Para agradecer o ano que passou, o Papa recitará os versos do "Te Deum" no último dia de 2015, às 14h.

Na primeira celebração de 2016, no dia 1º, o sucessor de Bento XVI celebrará na Praça São Pedro, às 7h, a missa pelo Dia Mundial da Paz. À tarde, às 14h, o argentino abrirá a Porta Santa da Basílica de Santa Maria Maggiore. No dia 6 de janeiro, Francisco celebrará a missa da Epifania às 7h.

Finalizando as cerimônias especiais, no dia 10 de janeiro, o Pontífice fará o batismo de várias crianças na Capela Sistina às 6h30.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo