Últimas Notícias

Vaticano nega “confronto” com ONU sobre pedofilia

Paramentos Litúrgicos

O Vaticano negou nesta sexta-feira (7) que exista um "confronto" com a Organização das Nações Unidas (ONU), a qual questiona a Santa Sé por milhares de denúncias de pedofilia no mundo todo. "Não é o caso de falar de um confronto entre ONU e Vaticano", disse o porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi.

"As Nações Unidas são uma realidade muito importante para a humanidade de hoje. Em suas mais altas instâncias, o apoio à Santa Sé e ao diálogo positivo são apreciados e desejados", ressaltou.

Lombardi, no entanto, criticou o Comitê da ONU para os Direitos da Criança, órgão que emitiu nesta semana um relatório afirmando que o Vaticano "permitiu" dezenas de abusos sexuais por manter legislações que deixam os autores dos crimes na impunidade.

O porta-voz disse que "o comitê parece não entender a natureza específica das atividades da Santa Sé".

Ele também criticou o fato relatório do comitê pedir para o Vaticano alterar uma série de doutrinas envolvendo aborto, métodos anticoncepcionais e proteção contra a Aids.

"O modo de apresentar as objeções e a insistência em diversos temas particulares parecem insinuar que o comitê deu muita atenção a ONGs contrárias à Igreja Católica e à Santa Sé", afirmou Lombardi.

"As observações do comitê vão além de sua competência e interferem nas posições doutrinárias e morais da Igreja Católica, através de uma visão ideológica própria sobre sexualidade", acrescentou. O comitê da ONU publicou seu relatório sobre o Vaticano no último dia (5), após a própria Santa Sé apresentar documentos para explicar o que tem feito para garantir os direitos das crianças. O Vaticano é signatário da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança desde abril de 1990, mas recebe uma série de denúncias de pedofilia em diversos países.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo