A devoção do Papa Francisco a Nossa Senhora Desatadora dos Nós
Entre as inúmeras invocações pelas quais o Papa Francisco tem devoção, nenhuma supera o carinho que ele tem por Nossa Senhora Desatadora dos Nós. “A Virgem Desatadora dos Nós, é a Virgem que desata os problemas da vida, aquela que nos livra dos enganos com o qual o demônio nos ata”, explica Dom Eduardo Garcia, Bispo Auxiliar de Buenos Aires (Argentina).
O Pontífice descobriu essa invocação durante sua estada na Alemanha, na década de 80. Após conhecer o significado de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, se entusiasmou de tal forma que resolveu divulgar esta devoção em seu país (Argentina), onde agora a imagem é venerada por milhares de fiéis daquela nação.
A devoção entre os fiéis argentinos cresceu tanto que a paróquia que ele presenteou com o primeiro quadro, se transformou naturalmente, em um Santuário, pela quantidade de pessoas que diariamente vão ali para recorrer à Mãe de Deus.
Nossa Senhora Desatadora dos Nós é uma representação da Imaculada Conceição e sua festa é celebrada no dia 8 de dezembro. Sua imagem foi pintada por Johann Melchior Georg Schmittdner no início do século XVIII.