Aos 97 anos, morre um dos bispos mais velhos da China
O arcebispo emérito de Guiyang, província de Ghizou, dom Aniceto Wang Chongyl, um dos religiosos mais velhos da China Continental, faleceu aos 97 anos, informou o Vaticano nesta segunda-feira (8).
De acordo com o comunicado, Chongyl, conhecido pela sua grande nobreza, morreu no dia 20 de abril e seu funeral foi celebrado dois dias depois na Catedral de Guiyang.
Dom Chongyl nasceu em 26 de outubro de 1919 no povoado de Huangguoshu, distrito de Zhenning, em uma tradicional família católica. Aos 13 anos ingressou no Seminário Menor de Guiyang, passando pelo de “São Paulo” e pelo Seminário Maior de “São Pedro.
O arcebispo foi ordenado sacerdote no dia 24 de outubro de 1949 e nomeado padre de Meitan e de Zunyi. Durante a Revolução Cultural foi preso e submetido a trabalhos forçados no vilarejo de Zhenning por nove anos. Em 1979 retornou à paróquia de Zunyi e em 1981 foi nomeado paróca da igreja de Guiyang.
Em 4 de dezembro de 1988, Chongyl foi ordenado Bispo de Gjiyang.
Já em 8 de setembro de 2014, apresentou sua renúncia ao ofício episcopal, acolhida pelo papa Francisco em 4 de março de 2015. Atualmente, a Arquidiocese de Guiyang conta com 23 sacerdotes e mais de 40 religiosos. Entre os fiéis há mais de 100 mil pessoas, incluindo os pertencentes às minorias étnicas.